segunda-feira, 15 de março de 2010

Meloa Petit Gris de Rennes

Meloa de origem francesa da região de Rennes.
Pesa entre 500 g a 800 g, em média. Foi a meloa mais temporã que eu tive na horta (15 dias de avanço sobre a segunda espécie). Mas este facto deve-se ao caso de eu a ter capado 3 vezes (uma vez chegava. E até sem capar *), por isso obtive frutos temporões, mas a produção foi mínima (3 frutos por pé…).
Esta meloa, em França, é vendida ao “estilo” do Casca de Carvalho, ou seja – nas feiras e beiras das estradas, etc. O porquê de não se encontrar à venda nos grandes estabelecimentos, deve-se ao facto de esta meloa ser muito frágil quando madura (não aguenta transportes e peso), e de muito pouca conservação. É preciso consumi-la o mais breve possível.
Atenção, isso do transporte não lhe retira mérito no paladar e odor!
Muitas pessoas consideram esta meloa como a melhor do mundo (?). É discutível; eu precisava de provar todas as outras espécies… e garanto que não fazia um grande sacrifício…
Consta que esta espécie existe á mais de 400 anos?...
(*) - Vantagens e desvantagens de capar: A vantagem de capar um melão ou meloa encontra-se na maturação mais precoce… Melhor explicado: as cucurbitaceae (melões, pepinos, melancias, abóboras), possuem flores machos e flores fêmeas. Ora, como é normal, só as flores fêmeas é que produzirão os frutos; as flores machos servem simplesmente para “machear”, nunca darão fruto!
Continuando nos melões/meloas: As primeiras flores que aparecem são todas machos, e o capar fará com que as flores fêmeas apareçam mais cedo, e assim, quanto mais se capar, mais temporão o fruto será.
Como reconhecer uma flor macho de uma fêmea: É simples, as flores fêmeas são todas portadoras dum pequeno fruto (neste caso o melão), que após ser polinizada pelas abelhinhas (e várias vezes) começará a crescer; a flor macho é uma simples flor…
Nas vantagens de capar também existem desvantagens, ou seja, quanto mais se capar, mais temporão serão os frutos (como já referi em cima) mas, a produtividade cai a pique… Eu este ano capei 3 vezes, mas não voltarei mais com este número – uma vez será o suficiente!
As desvantagens de não capar verificam-se nos frutos muito tardios, e menos saborosos. A vantagem da desvantagem é que produzirão enormemente!
Eu prefiro menos frutos, um pouco pró tardios, mas mais saborosos, e capar uma só vez dá esta conta…

 
Meloa muito saborosa e até com alguns “toques” de picante, com uma polpa compacta mas tenra.
É extremamente odorífica, como nunca “vi” (cheirei) outra igual.
Deixei uma meloa madura, um dia inteiro, em cima da mesa da sala, cruzes-credo… fiquei com a casa aromatizada, com um inebriante odor adocicado, e tentador…
Tem lugar “reservado”, no meu estômago (?), em 2010…
Nota 5

Sem comentários: