domingo, 21 de março de 2010

Sementeira 2010

A minha sementeira deste ano será por fases, ao contrário da realizada em 2009, que foi “toda” realizada” no dia 7 de Março (Lua Velha).
Pelo almanaque, e ditos das pessoas “calejadas” pela experiência, a melhor altura para semear é na Lua Quarto Crescente.
Ora, julgo que em 2008 (?), estava eu numa loja de sementes e produtos regionais, quando uma “jovem” agricultora (suponho…) “apregoa” que a melhor altura para a sementeira era no dia da Lua Velha!
Como??????? Quem???????????? Quando?????????? (Esta foi a reacção dos meus neurónios perante o latim incompreendido…)
«Lua Velha é 3 ou 4 dias, depende do mês, após o Quarto Crescente.» Prontificou-se a “jovem” dama, a elucidar os meus “dispersos e confusos neurónios.
Ahhhhhhhh.... Capice!.....
Lição teórica aprendida – lição prática em acção!
Assim o 7 de Março de 2009 foi a tal Lua Velha. Não me queixo da data mas*…
 
Este ano pretendo tirar umas dúvidas; e como li num sítio da Internet que era bom plantar na Lua Quarto Minguante…vou fazer a prova dos nove(*)…
Então é assim: este ano começo a minha sementeira em Fevereiro; tomates, pimento, beringela e melancia entram em acção.
Deixo para Março (ou Abril) os melões, meloas e pepinos (até ao inicio de Maio há tempo para estes hortícolas).
 
Voltando às fases: Para tirar estas dúvidas lunares, só será bem “alicerçado”, se eu repartir uma mesma espécie em várias datas!
A “fava” (ou o vencedor) saiu ao Jóia de Oaxaca. Como será o único tomateiro semeado por mais de 2 (é segredo…), ficará “encarregue” desta empreitada.
Então as datas para a minha sementeira de tomates em 2010 são as seguintes:
- 4 de Fevereiro (vésperas da Lua)
- 5 de Fevereiro (Lua Quarto Crescente)
- 9 de Fevereiro (não faço a mínima ideia que nome terá esta?... Experiência, simplesmente…)
- 21 De Fevereiro (é um domingo; não há sementeira para ninguém neste dia; “apenas” orações para o Senhor)
- 22 de Fevereiro (Lua Quarto Crescente)
- 25 de Fevereiro (Lua Velha)
Finalmente, o “grosso” da minha sementeira de tomates será, como no ano passado…entre o dia 22 ou o 25 (ainda a decidir…).
Para o final da temporada ficam as ilações…
 
P.S. – Não colocarei qualquer referência ao nome das espécies e quantidades (excepção feita ao Oaxaca em cima…) de hortícolas semeados! Só serão mostrados os nomes e as quantidades das espécies lá para o mês de Agosto ou Setembro...
Anexarei imagens nos vários estados do cultivo.
(Que o Senhor DEUS abençoe toda a sementeira deste ano! Am.)
publicado por António às 22:59


2 comentários:
Talvez este artigo (http://www.thriftyfun.com/tf80826377.tip.html)lhe dê algumas luzes acerca da influência das fases lunares nas plantações. Está em inglês.

E já agora muitos parabéns pelo excelente blog que aqui tem.
Pedro a 16 de Abril de 2010 às 04:05

Agradeço a dica; apesar de ser em inglês, só tenho de fazer a tradução.

«E já agora muitos parabéns pelo excelente blog que aqui tem.»
 Mas dá-me cabo da "tarola"...

Sem comentários: