domingo, 4 de março de 2012

Actualização da horta

Finalmente sempre vi chuva... ALELUIA (as orações chegaram ao Céu)!!!
Por causa de um "bichinho" que se me meteu na cabeça...este ano deu-me para adquirir uma agenda, e todos os dias marco o estado do tempo.
Pois bem, comecei com esta bizarra ideia...no dia 16 de Janeiro, e até ontem (sábado 3 de Março) só houve um noite onde caiu um pouco de "murrinha" (chuvisco que nem para lavar o bigode dá...).
Finalmente ontem, então, lá chegou a chuva - não foi muita mas já deu para "matar saudades". Esta madrugada (sábado para domingo) também choveu um pouco, mas foi "água de pouca dura", pois como se vê por estas imagens, o dia de domingo já foi de novo muito solarengo.
Não é por acaso que a Região de Minho (Litoral) se encontra na chamada "seca estrema"
Dei um passeio pela horta, e descobri que o pessegueiro e a nectarina já estão a brotar (igualmente para a ameixoeira).
Tirei estas imagens para mostrar de onde nascem os frutos. Estes botões serão os futuros frutos (se polinizados, é claro). São fáceis de descortinar pois são como "um embrulho redondo". Já as futuras folhas são o rebento aguçado (setas amarelas).
O pessegueiro deu fruto pela primeira vez em 2010 (1 misero pêssego...). No ano passado produziu 9 pêssegos. Já este ano parece prometer ser bem generoso (queira DEUS).
Devo dizer quem também o ameacei...pois se não desse fruto que ia à vida...e no seu lugar colocava uma macieira ou uma ameixoeira.
Levou a sério a promessa...
As favas estão lindas!
O plástico que lhes coloquei por cima a proteger das geadas fez-lhes bem.


P.S. - No rodapé deste blog inseri um pequeno questionário, caso queiram participar...

5 comentários:

Unknown disse...

Caro amigo!
Como sempre é um prazer visitar este blog. As minhas favas também já estão a florir e alguns já com pequenas vagens (aqui chamadas de "cornelhos")tal como as tuas. Só um pormenor; nas favas nunca senti necessidade de as cobrir por causa das geadas pois costumam (excepção feita à variedade fava do algarve)ser bastante resistentes: por exemplo, as variedades aquadulce, super aquadulce, histal, (particularmente adaptada ao frio...)
Também as minhas ervilhas (um pouco mais atrasadas) estão a começar a florir.
Esta agua... foi uma benção dos ceus!!! A horta parece ter ganho novas cores e, acima de tudo o que mais me marcou foi o cheiro.. que saudades do cheiro de terra molhada!!!
Por ultimo, gostava de agradece a agradável surpresa que recebi no correio hoje! Muito obrigado.. por tudo!

Uma Horta no Minho disse...

Viva João,
Não faço a mínima ideia que nome é o desta espécie de favas (?), pois foram adquiridas na feira de Ponte de Lima, assim avulsas (em semente) a um agricultor/vendedor. Na altura nem me passou pela cabeça perguntar a espécie - talvez derivado ao facto de as cultivar pela primeira vez, e assim não andar "familiarizado" com o género!
E como as cultivo então pela primeira vez, não me posso nada queixar do resultado até ao momento.
Fica a nota do plástico para uma próxima vez, pois neste momento já não será aconselhável o retirar...habituadas como estão, é melhor não tentar o destino...
Já recebestes o envelope hoje?... Porra!..Enviei 3 envelopes 1 ou 2 dias antes para outras pessoas, e o que foi para ti chega em primeiro?...e tudo em correio normal...

P.S. - Quando tiver um pouco mais de tempo, havemos de falar sobre os enxertos (ou faço o tal post sobre o assunto)!

Uma Horta no Minho disse...

Excepcionalmente vou responder aqui a uma questão que um visitante do blog faz, e que só se vê essa questão no Feedjit.
Então para o visitante do Paraguai respondo: O mês de Março de 2012 têm 2 luas Quarto Crescente simplesmente porque calhou...pois no mês de Fevereiro só houve um total de 3 luas (faltando a tal do Quarto Crescente).
Não é o anúncio do fim do mundo...pois isto acontece muitas vezes.

Repito que isto foi uma resposta excepcional, pois que tem questões que as coloque aqui. Se eu souber respondo (e quando tenho vagar e paciência...), se não souber, respondo que não sei!!!

satmadeira disse...

Boas meu caro
Aqui a dança da chuva ainda não resultou!!
está mais verão que no Verão..
esperemos por melhores dias...

Jose Batista disse...

boas,
tambem tenho algumas arvores de fruto, espalhadas por vários sitios, já plantei mais de 50, tudo criado por mim, desde a semente.
perto de casa tenho 4 macieiras, 4 pessegueiros, 3 laranjeiras, 1 limoeiro, e uma nespereira, tudo a começar a crescer.
As macieiras já estão enxertadas, graças a um amigo que me enviou as poles para os emxertos, pelo que me parece pegaram todos.
alguma questão estou ás ordens.
http://aprimeirahorta.blogspot.com/