Tradução livre: Melancia
Tomate com uma característica singular… tem uma risca vertical (no centro de cada “gomo”), tipo melancia, e daí o seu nome que em russo significa melancia (arbuznyi). Essa risca é muito visível enquanto são verdes; assim maduros também é visível, a imagem é que não “exprime” na íntegra o que se vê na realidade! Quanto aos gomos, bem…aqui já é uma novidade nesta espécie… Existem várias espécies com esta forma de gomos, mas o arbuznyi, na origem, é redondo e liso!
São de cor vermelho chocolate, com algumas manchas verdes (um daltónico a caracterizar cores…só pode dar em salada russa…).
Tamanho médio e com uma produção quase inexistente (3 tomates)… Mas, saliento que, após os dias quentes (princípios de Outubro), esta espécie começou a “parir” tomates que nem coelhos… O que subtraio daqui é o seguinte: Durante o verão, esta espécie, desenvolveu-se sempre com o tronco negro (queimado pelo sol?...), e as flores secavam todas, daí só ter tido 3 tomates; ora, com a chegada de dias mais frescos, o tronco ganhou a cor normal de todos os outros tomates, e as flores já não murchavam, e assim começou a dar tomates como se fosse um dos cerejas (Black Cherry, Mel do México). Pena ser já tarde para se desenvolverem (eu arranquei todos os pés no mês de Novembro – se não fosse eu acabar com eles seriam as geadas)! Julgo que se o plantar num local que só apanhe Sol na parte da manhã, e assim não será afectado pelo muito Sol, talvez esta espécie seja mais generosa nestas paragens (outra ideia que tenho é: se houver uma temporada muito “anormal”, fria ou chuvosa, talvez seja muito produtivo?... Mas eu dispenso uma temporada assim; prefiro muito Sol, e degustar as espécies mais “tropicais”!).
Tem um paladar almiscarado e com alguma doçura (entre os chamados tomates negros, este fica em antepenúltimo, atrás do Negro da Crimeia, Black Cherry e Cherokée Purple; só fica a ganhar ao Prune Noire e ao Ananás Negro).
Folhagem normal
Altura: 2,80m
Origem: Rússia
Nota: 4 (em sabor e nota 1 em produção)