domingo, 20 de junho de 2010

Melões/meloas e protecção de sementes

 Não pensem que isto é só alegria (mais abaixo está a explicação...);
Aspecto da estufa dos melões, que neste momento já fica sem cobertura, tanto de dia como de noite (a não ser que as noites tenham temperaturas de 13 graus e menos).
Nota-se uma parte bem avançada ao centro (8 pés), e o restante muito atrasado (também 8 pés).
Meloa - espécie de Israel (mas não é a Gália).
Plantei junto dos pés basílico roxo, para ajudar contra as pragas...
Eis o que acontece quando as flores fêmeas não são polinizadas a tempo – simplesmente murcham, e adeus melõezinhos.
Fez uma semana, esta que passou, que choveu durante 5 dias a cântaros…pois bem, a estufa esteve fechada, as abelhas não entraram (também não vinham com a chuva), e eu não fui polinizar manualmente. O resultado é os três melões que se vêem nas duas primeiras imagens, e dezenas de flores murchas. Haja saúde…
Protecção das flores.
Vê-se bem uma flor fêmea, com o fruto na sua base, e a flor ainda não abriu nem esta o suficiente desenvolvida; eis o momento de proteger.
Aqui são duas flores macho (nota-se pela ausênsia do fruta na base), que também ainda estão fechadas.
Pois bem, eu julgo que protegi isto na quarta-feira ao fim do dia, e na sexta-feira já estavam abertas, prontas a polinizar. Olho fino...
Os ramos das flores virgens, machos e fêmeas, estão agora protegidas dentro dos garrafões, envoltos nas meias de vidro.
Agora basta espreitar todos os dias até ver as flores abertas, sinal que se pode polinizar.
Aqui mostra como tenho bem vedado o garrafão/meia de vidro.
Uma das flores fêmeas dos garrafões aberta, e duas flores macho que só tinha protegido com fita adesiva envolta das pétalas.
Depois é só retirar as pétalas das flores macho, com MUITO CUIDADO,   e fraccionar na flor fêmea com muita delicadeza!
No final, não esquecer de voltar a colocar o garrafão na flor fêmea, que só sairá de lá, quando o fruto desenvolver e as pétalas caírem!!!
 Primeira melancia nascida sexta-feira.
2 comentários:
Com que então a fazer o papel de DEUS?...
Grande abraço. Joba

António
Obrigada pelo comentário... mas sabe eu sou uma agricutora à antiga semeio, transplanto e colho quando dá, senão não colho.
Quanto aos links passa-se qualquer coisa com o meu pc. Não abre algumas fotos, só as que lhe apetesse e os links ainda menos. Portanto eu vejo o que posso o resto deixo por conta da imaginação. A maior parte das vezes os links dos blogues estão em ingles que eu não domino...
Quanto ao Rui Esteves ele só deixou o mail, de forma que não sei nada quem é nem o que fazer já lhe mandei uma menssagem...
Os seus melõeizinhos estão um mimo...
comprimentos e larguras
eugenia
Eugenia do vale a 21 de Junho de 2010 às 14:16

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tomates - Etapas





Protecção de sementes
Protecção de sementes
Corrogo do Senegal
B.H. is Orange
Black Cherry
Jóia de Oaxaca
T.C. Jones
Golden Jubilée
Negro da Crimeia
2 comentários:

Caro António .
Muito obrigado pelo envio do link sobre secagem de sementes.
Engraçado dizer que os saquinhos plásticos não são a melhor forma de guardar sementes. Recebi há um mês atrás sementes de "sandia" amarilla de um viveiro espanhol exactamente em sacos de plástico herméticos é certo mas sem mais nenhuma protecção.
Agradeço mais uma vez e parabéns pelos tomateiros. Os meus oaxaca ainda estão pequenitos. Vou publicar um dia deste uma foto lá no meu blog.
Abraço. JOba


Bem os seus tomates estão uma coisa!..
Mas eu pergunto? sem polonização como vai dar fruto? Não é preciso polonizar para dar fruto??
Eugenia do vale a 18 de Junho de 2010 às 08:35

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alface Pommée da Russia

Tradução livre: Alface redonda da Russia

Alface muito deliciosa e com uma particularidade invulgar: esta alface é estaladiça (o que só lhe aumenta as características, e personalidade...)!
As folhas possuem umas manchas na face virada ao Sol, já na face escondida são totalmente desprovidas dessas manchas; ou seja, é como se fossem um pano de dois lados distintos!
Esta característica, das manchas, e muito vulgar nas regiões nórdicas (leste).
Fiquei tão afecto a esta alface que não quero outra... Tenho outra espécie, mas não sei quando vai conhecer a luz do dia?...
Nota: 5



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Capar Tomates

Este post é “dedicado” aos visitantes que ainda não perceberam (post mais “antigo”) como se capa os tomateiros!
(...)
A imagem 1, 3 e 5 mostra três pés de tomateiros distintos, e também três ladrões distintos.
As outras três imagens restantes (2, 4 e 6), são os ladrões já decepados.
Resumindo…
O que é um ladrão nos tomateiros?!
O ladrão é aquele ramo que nasce na axila dos verdadeiros ramos tomateiros!
Um ramo e um ladrão são dois “membros” distintos. Qualquer aprendiz nota a diferença…
Por vezes (e muitas vezes…) acontece estes ladrões nascerem do tronco principal (ou seja, sem ser na axila de um ramo), e principalmente na parte junto ao solo. Por isso eu digo que é fácil distinguir um ladrão de um ramo verdadeiro!
Também é preciso não confundir o ladrão e o ramo verdadeiro das ponteiras (cabeça, etc)?... Este assunto já foi falado em post anterior (as duas últimas imagens do post Capar Melões (etc) - Parte II).
Ao eliminar um ladrão da axila de um ramo, não está garantido (nunca) o “descanso à sombra da bananeira”… ou seja, eles voltarão a nascer na mesma axila. Se o ladrão for cortado rente à axila, então num espaço de uma semana (+/-) o “visitante” está de volta…mas se for cortado assim desviado, como se vê na imagem, já dá para descansar umas 3 semanitas (?). O ladrão já nascerá do rebento daquele “cepo” que ali ficou, mas como já referi, demora muito mais tempo para aparecer (façam uma experiência com apontamentos).
Capice?...





domingo, 6 de junho de 2010

Miserere mei, DEUS

Tenho andado um tanto frustrado e desanimado com os meus hortícolas…
Nem imaginam o que me custou para fazer este post... Já lá vai uma semana e tal que ocorreram estas incidências… e eu sempre que tentava fazer o post, ao olhar para as imagens, e a pensar no estado que estão na horta, ficava sem palavras e fugia…

Na noite de quinta-feira para sexta-feira, da semana passada, as minhas plantinhas foram violentamente destruídas por uma “vara” de lesmas e uma “cáfila” de caracóis.
Selvagens!!! Terroristas!!! Vândalos!!! Talibãs!!! Bin Ladens… Fidalgos engenhosos engenheiros… Raça de Gays…
As três primeiras imagens são de uma espécie de pepino da china ( a estrear este ano…e que não existe à venda em Portugal). Pois mesmo sulfatadas com calda bordalesa, estes “satanistas”, não se fizeram rogados…Pena não lhes ter dado uma caganeira de fogo…e queimar-lhes os t…(peço perdão às senhoras). Assim não havia mais descendência de gays…
A 06 e 07 é um de dois pés, do pepino da china, que se encontram neste estado. Aqui a culpa acho que é minha ?...O tronco secou, ou queimou… Eu acho que foi por ter colocado, ainda na fase dos vasos, um pouco de estrume comercial Guano… Já vi que é muito forte… Não tenho outra explicação… É verdade que pincelei um pouco alguns troncos de hortícolas com cal, tirando estes dois pés, todos os outros estão de “pedra e cal”…
Na imagem 07, a planta foi colocada dentro de um frasco de vidro com água, para ver se ainda pode ganhar raiz…Até hoje nada…


As imagens 08, 09 e 10 são outra espécie de pepino (este é da Índia). Plantei 5 pés, todos com o mesmo tamanho, pois as formigas decidiram comer os rebentos, e eis no estado que estão…
A imagem 10, mostra o único pé que escapou, por milagre…ao festim…
A seta mostra o tamanho que estão os outros pés…Nem se vêem…




Nos anos anteriores, tenho contado com a ajuda de “uma família” de sapos, pois este ano ainda não vi nenhum!!! Eu não fiz mal a nenhum sapinho, por isso não sei para onde foram…A não ser que tenham ido, de malas e bagagens, para as Caraíbas…
Ontem foi um pé de melão da espécie que tenho da Pérsia, e só tinha dois pés. Um deles foi capado e o outro não; este segundo, já com mais de dois palmos, mas a crescer para o alto…como as espécies de pepinos, tinha o pé partido… Agora, se foi muita água para esta espécie?... Se foi os gatos a passarem entre eles (eu vi); ou se foi o vento?... Fiquei sem perceber… Espetei lá 3 sementinhas no buraco vazio…a ver se ainda provo melão em Setembro…
Para completar o Ramalhete… já colhi as amostras de batatas…
A rama era quase toda deste tamanho, outra parte era maior (mais dois palmos). Esta faz 110cm… Vigorosa e saudável, hein?... Pois as batatas eram visíveis à lupa… na sua maioria eram do tamanho de cerejas… uma pequena parte do tamanho de ameixas… e uma dúzia…quase que alcançavam as dimensões de um punho cerrado…
Enfim, foi um fartote… Até ando de azia de comer tanta batata…Oh, lá- lá…
Não sei o que se passou…Sei, sim, que o Inverno foi muiiiiiiito lonnngo, este ano, e que choveu “a potes”. Será que eram batatas híbridas F2?...
Ou foi “praga” daqueles a quem eu “despachava” para as Berlengas ou Selvagens… Ainda vou ser eu despachado…
Se houver lagostas?...
Este post devia ser todo ele de revolta e constrangimento - infelizmente já “descarrilou” para a graçola… É a minha mania de ser cáustico com o que me desagrada! Nestas alturas, fico a imaginar se não terei comido uma Cabidela de enxofre…e bebido um vinho verde vinagrado...

Valha-me o meu Jóia de Oaxaca, foi o primeiro a dar tomates (eu bem avisei que ele era temporão…enfim, uma Jóia), e estão carregadinhos de jóias. Eu no post sobre este tomate, que se encontra logo no inicio do blog, disse que ela produzia à volta de 16 tomates (?), pois terei contado mal… Dezasseis tomates já vejo eu num tomateiro (contando as flores, é claro), e só tem uns 70 a 80 cm. Quero com isto dizer que irá dar muitos mais cachos de tomates!
Também já tenho mais meia dúzia de espécies que já possuem tomates.
Julgo que este ano comerei tomates muito mais cedo que em 2009 (meados de Agosto)?...

5 comentários:
Valha-me deus que tragédia ! Então porque não pôs perto dos tomateirinhos e dos melõezinhos umas caixinhas com cerveja? como eu lhe disse? Não há nada a fazer quando estas coisas acontecem, também eu fiquei sem as couves de nabo no inverno. O melhor é olhar para a frente e plantar mais. Os meus sinceros sentimentos!...
eugenia
Eugenia do vale a 6 de Junho de 2010 às 19:27

Olá, Eugénia!
Os tomateiros vão bem e recomenda-se (queira DEUS que seja assim até ao fim) - no "galinheiro" estufa até hoje só lá encontrei um caracol, e não estava lá pelos tomateiros...acho que era por um carreiro de nabos que plantei num dos lados?..
Sobre a sua dica: fica combinado...vou convidar os caracóis e lesmas para beberem um cerveja....
Saudações,
António
António, nem por estarmos perto do seu dia, o santo deu uma ajuda. Tenho muita pena desse ataque, mas já sabe que a cinza faz maravilhas à volta dos pézinhos. Eu costumos por uma tampas com cerveja e sal lá dentro. Sei que são criaturas de Deus, mas antes elas do que eu.
Infelizmente o António tem razão. Julgo que um ano com muita chuva fez com que as lesmas e caracóis fossem aos montes este ano. Mas valha-nos ao menos o seu pé xe oaxaca que está crescendo a olhos vistos. Os meus do  nepal estão um espectaculo, o oaxaca tambem já têm flor. Abraço e força para o vingança dos caracois.Joba


Joba, o Santo António "mandou-me a paga" do mal que fiz anteriormente  aos
caracóis...e à figueira...   

Vou ter que lhe acender uma velinha no dia 12 à noite (vésperas), a ver se ele quer ser meu amigo...     
Já conhecia essas "artimanhas" contra estes bichos - a cerveja e a cinza - , o problema é que a gente só se lembra quando o mal está feito (casa roubada trancas à porta...)!
Vingança não vai haver, até porque, sempre acreditei que quando se leva essa intenção aos actos, sai-se a perder...
Saudações,
António

Pois é verdade António. Se lhe serve de consolo, este ano tambem só tirei 7 a 8 batatas por planta ( o que é manifestamente pouco), eu sei que sabe as artimanhas mas não terá plantado as batatas no mesmo sítio do ano passado? É que se calhar andam para aí alguns "nemátodos" a dar cabo da terra. Eu costumo dizer que mais vale perder 20 euros a mandar analisar a terra mas ao menos não perdemos o dinheiro das sementes que como sabe não são nada baratas. Deve haver aí uma delegação do ministério da agricultura não há? Senão a mais perto que eu conheço e que faz esse serviço é em Vairão. Conhece? Perto do Mindelo. Abraço. Joba