sábado, 23 de outubro de 2010

Chianti Rose

(14/01/2010)

                                                                     Chianti Rosa


Eis um dos tomates mais saborosos do mundo, segundo os “experts”; que rivaliza com o Brandywine, pelo “ceptro” do melhor do mundo…
Eu não sei se é o melhor do mundo (para mim são o Jóia de Oaxaca, Laranja Russo 117, Hawaian Pineapple e o Rhoades Heirloom), mas que este tomate é delicioso e aromático eu confirmo! E confirmo que de todas as espécies de tomates, vermelhas e rosas, que já provei até hoje, nenhuma chega aos “calcanhares” deste Chianti Rosa e do Brandywine. Sublime!
Tomate cor-de-rosa (pelo menos no catálogo), criado a partir do cruzamento entre o Brandywine e uma espécie italiana desconhecida.
É um fruto carnudo (a imagem assim o confirma), com um sabor doce e frutado (é como se houvesse outros frutos misturados na sua essência, mas que eu não consigo “desvendar”…); e com poucas sementes.
Produção de 8 a 10 tomates (sem certezas absolutas), e maturação a meia temporada – mas também realço o facto de não terem sido “bafejados pela sorte”, no que toca ao local onde foram semeados (pleno Sol só a partir das 15h); este ano vou tentar lhe reservar um “panorama” mais solarengo… Ele me agradecerá…
Folhagem batata
Altura: 2m
Origem: USA
Nota: 5

domingo, 10 de outubro de 2010

Sementes Rare Seeds



Estas sementes foram adquiridas, em Dezembro último, nos USA. A empresa chama-se RARESEEDS.

http://www.rareseeds.com/store/

http://www.rareseeds.com/store/vegetables/

Paguei $3 dólares pelos portes (em Portugal é preciso pagar portes, fretes, cunhas, caciques, enteados, selos banhados a ouro, IVA e fidalgos engenheiros engenhosos...Eu não percebo...paga-se o triplo em Portugal, onde os salários são 1/4 dos USA... mas estamos na falência...). Ao câmbio da altura, se a memória não me falha, foram 2€ e tal (portes).

(...)
publicado por António às 16:37


Hoje cheguei ao seu blog buscando "comprar sementes" no google. Fiquei maravilhada com os sites que referiu. Ainda não comprei nada porque tenho de ver com atenção quais os métodos de pagamento desses sites e ainda tenho de "maravilhar" também o meu marido com a ideia de ter mais umas plantinhas estranhas... Muito obrigada :)
Catarina a 26 de Agosto de 2011 às 06:16


Olá, viva!

Só para dizer que responderei aos 2 comentários mais tarde (ou até mesmo durante a semana. Mas responderei)!
Saudações,
A.



Bem homem voce tá possesso!
Mas quem é que lhe fez mal ??
Diaga-me eu vou lá, dou-lhes ums tareia que até fico toda negra.
bj eugenia
Eugenia do vale a 10 de Outubro de 2010 às 20:18


Olá Eugénia,

Agradeço-lhe ajuda () para dar uns valentes sopapos, em gente mal-educada. 
E olhe que era bem-vinda a sua ajuda, e os sopapos eram bem entregues (nos ingratos)!
De toda a maneira já não me chateio mais… Eu como havia prometido (Abril ou Maio?), só estarei por aqui até ao final do mês (31 de Outubro); depois vou “para longe” da net – vou voltar a ler alguns livros que já é “coisinha” que não faço há muitos meses, infelizmente…
(Preciso repousar a mente…)
Não posso dizer que seja definitivamente (?), porque isso não sei, nem se volto, e quando volto?... Posso-lhe dizer que no ano passado, também deitei a net abaixo - finais de Fevereiro, e reactivei-a em meados de Julho.
Esta vez, como na outra, o termo volta a ser indefinitivamente… 
Por isso o “The End” do post – foi mesmo o último…
Tenho algumas imagens que eram para ser anexadas mas, deu-me a preguicite-aguda para escrever os comentários… E era para postar os resultados finais da última temporada (quantos quilos de tomates colhi. Quantos frutos deu cada planta/espécie. Etc.).
Pode ser que até ao fim do mês ainda se faça?... Caso contrário, fica para uma próxima…
Saudações,
António



Boa educação e civismo, tal como na vida real, tb não abunda na vida virtual (não q eu tenha muito q me queixar, devo ter tido sorte até agora...)

Encontrei o seu blog recentemente e hei-de passar por cá mais vezes.

Qto às sementes...recebi a semana passada uns quantos pacotes da mesma proveniencia, têem uma boa selecção de variedades antigas q não se encontram por aí...
gintoino a 10 de Outubro de 2010 às 19:18


Boa tarde Gintoino, viva!

É verdade, a educação e o civismo “foram às malvas”!!! A época que vivemos é de Inquisidores, Malcriados e Fidalgos Engenheiros Engenhosos (juro que não é obsessão)…
Tudo com letra maiúscula, pois os “atropelos” às boas maneiras…são abismais…
Agradeço a visita; e passe sempre que quiser (apesar de já me ter passado pela cabeça apagar o blog, em virtude da má educação - por fim…prevaleceu um “restinho”…de bom-senso que ainda possuo…).
Já conhecia o seu blog, apesar de nunca lá ter comentado, mas de vez em quando lá ia eu espreitar a sua horta.
Ah!, atenção que eu gosto de gatos, mais do que os cães – só não gosto é quando me “pisam os pés” (horta)…
Em relação às sementes do Rare Seeds, pois eu não tenho razões de queixa! Confesso que só me senti ligeiramente “defraudado” em relação à beringela (não era bem o que eu estava à espera, depois do “resultado final”…)! Tudo o resto, aconselho vivamente!!! Espécies mesmo “raras”; muito difíceis de encontrar noutros sites. Talvez o “único senão” seja a “pouca quantidade” de tomates. Para escolha de tomates, apesar de nunca lá ter adquirido nada, “aconselhava” o site Tomato Growers.
Mas o Rare Seeds tem sementes de tomates para todos os gostos e apetites (só não tem o Jóia de Oaxaca)! O T.C Jones que lá adquiri, é um tomate para a vida (…); só não o descrevo, porque senão ainda recebo “queixas”…«que defraudei as espectativas» …
Se adquiriu sementes de tomates e melões, e precisar de alguma dica, e caso queira “sigilo”, pode-me contactar por mail (para pessoas que possuem blog, haverá sempre disponibilidade para responder. Para anónimos, terminou a “festa”…). É este:
Saudações,
António