Para não variar…tive mais uma sementeira atribulada.
Como diz o ditado: “o barato sai sempre mais caro” - pois então…foi mesmo isso que me aconteceu!
O substrato vegetal que utilizei este ano, na germinação das sementes, foi este que se vê na imagem seguinte. Um saco de 50L que custou 3.50€; bem mais barato do que aqueles que utilizei nos anos anteriores (da Siro).
Pior ainda foi que não adquiri só um saco…
Este meu desabafo até pode “cair” entre os visitantes como uma sentença inquisitória…
Não é minha intenção denegrir a empresa que distribui este artigo mas, verdade seja dita, como cliente do produto ganhei o direito de expressar a minha opinião. E é exactamente isso que farei!
Este substrato pode ser bom para muitas coisas…até para plantar chouriças e alheiras…mas para usar na germinação de sementes hortícolas é uma “ADREM” (peço desculpa pelo sotaque minhoto…)!!!
ADREM para o substrato, e ADREM para o camelo que comprou gato por lebre (estou a fazer o gesto do Zé Povinho…)!
A sementeira “real” foi no dia 8 de Março, mas no dia 14 coloquei mais umas quantas sementes para germinar – sempre com a intenção de prevenir percalços (na próxima fico quieto…para não atrair maus agoiros…).
Esta imagem já foi tirada após a Páscoa (uma semana?), e como se pode ver as plantas não desenvolvem.
O substrato é tão inapropriado (ácido) que já queimou mais de 20 tomateiros; e estes iam todos pelo mesmo caminho se não os mudo para outro substrato.
Eu já referi que a sementeira principal foi em Março, mas no dia 1 de Fevereiro também semeei alguns tomates e pimentos.
Dessa data tenho actualmente 2 tomateiros Jóia de Oaxaca e 2 pimentos Marconni Gold. Também havia semeado alguns Cherokee Purple mas não germinaram.
Estes dois tomateiros maiores, que se encontram em vasos, são esses Jóias de Oaxaca semeados em Fevereiro.
Na data que tirei a imagem tinham menos de um palmo de altura - neste momento já são maiores do que isso. E além disso já os passei para um vaso maior, pois com esta chuva e frio não convêm ainda os colocar na terra (horta). Também já possuem um “cacho” de flores, onde uma delas já está quase aberta.
Estou a dar a maior das atenções a estes dois tomateiros, pois será graças a eles que poderei degustar tomates mais cedo em 2012. Caso contrário, e graças… ao substrato de ADREM…só comeria tomates em finais de Julho ou meados de Agosto (como em 2009).
O tabuleiro das cucurbitáceas - que como se vê nem tudo germinou -, e do que germinou, aquelas folhas mais pequenas, que são meloas, já foram à vida…com os agradecimentos do substrato da dita cuja…
De resto, são duas espécies de abóboras, que estavam destinadas para fazer de porta enxerto nas meloas, etc.
Ainda tenho esperança de fazer os tais enxertos…e este ano…
Também já semeei mais uma carrada de cucurbitaceas novas – para as “rectas e curvas*”…
(*Ironia caustica)
Aqui também só havia cucurbitaceas, mas só germinaram as meloas – que entretanto, mesmo após já as ter passado para outro substrato, estão a definhar em lamentações angustiantes…
As melancias Orangeglo, que coloquei a germinar nestes copos, seguiram os pergaminhos de outras aventureiras cá da horta…e foram germinar para os antípodas…
Também semeei 6 sementes do melão Small Persian (eram as últimas – e nunca cheguei a provar este melão). Pois as malandrecas… também foram de viagem para o outro lado do mundo…
Ah!, valentes…
Este é o substrato que adquiri recentemente, para trocar com o que havia nas plantas germinadas.
O preço foi o dobro do referido no início deste post; e ainda tem menos 5L em compostagem.
Desta vez misturei-lhe terra da horta. Assim a olho…foram 4 ou 5 pazadas de terra para este saco inteiro.
Até agora não me posso queixar, pois as plantas que passei para este substrato já estão a recuperar!
Pena foi que, nessa altura, só tenha tido tempo para transplantar estes 13 tomateiros. E 3 deles são porta enxerto (que já estão na “incubadora”).
ADREM = Da família...dos Peopardos...e Gambozinos...