sábado, 23 de outubro de 2010

Chianti Rose

(14/01/2010)

                                                                     Chianti Rosa


Eis um dos tomates mais saborosos do mundo, segundo os “experts”; que rivaliza com o Brandywine, pelo “ceptro” do melhor do mundo…
Eu não sei se é o melhor do mundo (para mim são o Jóia de Oaxaca, Laranja Russo 117, Hawaian Pineapple e o Rhoades Heirloom), mas que este tomate é delicioso e aromático eu confirmo! E confirmo que de todas as espécies de tomates, vermelhas e rosas, que já provei até hoje, nenhuma chega aos “calcanhares” deste Chianti Rosa e do Brandywine. Sublime!
Tomate cor-de-rosa (pelo menos no catálogo), criado a partir do cruzamento entre o Brandywine e uma espécie italiana desconhecida.
É um fruto carnudo (a imagem assim o confirma), com um sabor doce e frutado (é como se houvesse outros frutos misturados na sua essência, mas que eu não consigo “desvendar”…); e com poucas sementes.
Produção de 8 a 10 tomates (sem certezas absolutas), e maturação a meia temporada – mas também realço o facto de não terem sido “bafejados pela sorte”, no que toca ao local onde foram semeados (pleno Sol só a partir das 15h); este ano vou tentar lhe reservar um “panorama” mais solarengo… Ele me agradecerá…
Folhagem batata
Altura: 2m
Origem: USA
Nota: 5

1 comentário:

Unknown disse...

Viva António.
Para mim é o melhor de todos, os meus o ano passado eram bem grandes, 10 tomates todos acima das 700 gramas num só tomateiro.
Este ano continua delicioso mas não são muito grande, à volta das 300 gramas, mas o fantástico sabor lá todo.
Os meus ainda são de sementes da tomatofest mas para o ano já vão ser das minhas.
E Viva um dos melhores tomates do mundo.
Abraço
João Gomes