sábado, 20 de outubro de 2012

Haja saúde e harmonia...

"Que aconteceu"- questiona o Januário?
Pois aconteceu que após tanta chuva, e tardia para a época, logo ao segundo dia deste verão "repentino", as ameixas começaram a rachar e imediatamente apodreceram.
Já deitei uma quantidade assinalável ao lixo; mas ainda não o suficiente para ficar triste...

A nectarina, que dá frutos pela segunda vez (no ano passado os que deu cairam ao chão ainda pequenos), também está a perder os frutos. Mas aqui não estão rachados nem podres, mas com doença das folhas (lepra?).

O tomateiro, que até à data é o único que teve doença, é um Jóia de Oaxaca e de enxerto...
Sinceramente acho que me venderam gato por lebre...em sementes para porta enxerto de tomates (Aegis), pois se os três pés que consegui enxertar, este apanha doença e os outros não vejo um desenvolvimento substancial, aliás, estão até mais atrasados, então fui mesmo levado no conto do vigário...
Aquisição destas sementes foi num site online estrangeiro, e a pessoa que me fez a compra percebe tanto de inglês como eu...e daí acho que houve aproveitamento e falcatrua da empresa...
Para desenvolver noutra altura num post sobre enxertos.

O estado das uvas são "o meu canto de amargura" deste ano...
Estou mesmo um tanto desolado pela situação!

Neste momento, e uma semana e pico após ter feito este post, digo que as uvas já foram quase todas à vida...ficando apenas alguns bagos nestes cachos asquerosos...
Eu tratei como nos outros anos as videiras, ou seja, com calda bordalesa e enxofre; por isso só posso concluir que esta situação se deve à chuva que caiu na primavera (e que ainda continua...), e temperaturas amenas para a época.
Sinais dos tempos...




10 comentários:

Tubaral disse...

Que aconteceu? :(

Sansoni7 disse...

Viva
Muita cultura estragada, certo?

Oxalá o que fica seja bom!
Augusto

Unknown disse...

Viva

Tenho pena que lhe aconteça isso meu caro.
Mas este ano, apesar da minha fraca experiência, julgo que haverá muita doença, o tempo está muito esquisito e as plantas não têm as resistências suficientes para suportar estas variações.
Tenho aqui uma nespereira e as nêsperas rapidamente se estragam na árvore e depois de apanhadas não duravam um dia, o que é muito estranho.
Acho que isto já não é o que era!
Abraço

João

Sansoni7 disse...

É verdade...este ano está terrível
Tenho umas plantas de goji e de dois em dois dias tenho que atacar o pulgão verde...nem o óleo de Neem ajuda; só á «força» de insecticida.

Augusto

Tubaral disse...

Eu já começo a perceber a tua frustração.. ontem vi as mini corgetes todas podres, ainda com 2cm. e ja estvam naquele estado.. Já começo a sentir na pele! Venham dias melhores..

Unknown disse...

Isso das courgettes também está a acontecer aqui na zona, na minha horta ainda não me apareceu nenhuma, mas na vizinhança está a acontecer e em muitas plantas, as courgettes morrem com menos de 10 cm mas estão grossas.
A única diferença que vejo para as minhas é a distância entre as plantas, as minhas estão bem afastadas umas das outras.

Uma Horta no Minho disse...

Não sei se o mesmo se passa com vocês (?), mas a fruta está sem sabor e com muita água (aqui refiro-me às ameixas e figos, pois foram os únicos que deu para degustar até ao momento).
Mas este tempo está a enlouquecer tudo e todos...E vejam que já estamos em Julho e ainda não tenho um único fruto de cucurbitácea nascido (melão, meloa, pepino, melancia, potimarron e musquée de provence). E julgo que nos próximos 15 dias também não haverá novidades...

Uma Horta no Minho disse...

As minhas desculpas ao Sansoni7 por só hoje ter publicado o comentário do dia 28 de Junho!
Eu tenho quase a certeza (...) que eu publiquei a mensagem no dia que foi escrita. Não sei o que se passou para que esta situação tenho ocorrido/falhado.
De novo, o meu lamento pela situação!

Sansoni7 disse...

Olá
Nada a lamentar, amigo

Cumprs e boas culturas....e frutos :-)

Tubaral disse...

Espero que para o Ano que vêm seja melhor,este ano já não vou cultivar mais nada a não ser um bocadinho de nabal la para meados de Agosto! O tempo está terrível!