terça-feira, 2 de setembro de 2014

Morangueiros

Morangueiros plantados na horta no início de Dezembro, em vasos e fileira/"cama".
São 3 variedades:
- 22 pés Camarosa
- 20 pés Diamante
- 23 ou 24 de Selva (ou Albion. Sem certezas absolutas...mas talvez sejam mesmo Selva).
Eu plantei-os em Dezembro mas, na minha opinião, podem ser plantados até Fevereiro.
Não esquecer que convêm devastar quase por completo a raiz velha! Ou seja, deixar apenas um centímetro e meio a dois centímetros da raiz velha, para que deste modo ganhem raízes novas e "outra pujança".
Molho de 20 pés (dependendo da variedade, ou do vendedor...há sempre a mais 2 a 3 pés), adquirido por menos de 3.50€ na Cooperativa Agrícola.
Outra dica: os morangueiros só são produtivos durante 3  anos e depois já não servem para mais nada...Assim sendo, convêm ao terceiro ano deixar nascer todas as guias possíveis, planta-las em vasos/copos ou directamente na terra, e depois no próximo Inverno transplanta-las para local "definitivo" (ou seja, por mais 3 anos, e assim sucessivamente).

3 comentários:

Jorge disse...

Viva! Espero que mantenha o blog atualizado! :)

Como correu com os morangos?

Não é meio estranho plantar remontantes e não-remontantes na mesma altura?

Abraço,
Jorge

Uma Horta no Minho disse...


Olá, viva!

«Espero que mantenha o blog atualizado! :)»

Não estou com ideias disso...além do mais, recentemente o meu PC apanhou um vírus que destruiu o disco e perdi todas as imagens/fotos que lá tinha sobre a horta, tanto antigas como ainda por publicar (por exemplo da última temporada).

«Como correu com os morangos?»

Não correu mal mas esperava muito mais. Também confesso que a temporada 2014 não foi tão quente como em anos anteriores (apesar de nos média dizerem que foi o ano mais quente...), pelo menos aqui onde habito!
Neste momento já não existe a tal fileira de morangueiros que se vê nas imagens. Arranquei tudo. Horta pequena e rotação das culturas assim o obrigam. Este ano só haverá morangos em vasos, e poucos.

«Não é meio estranho plantar remontantes e não-remontantes na mesma altura?»

Eu acho que não há nada de "estranho"!
Esta altura - Dezembro/Janeiro - é a melhor para plantar ou transplantar árvores e roseiras, e como tal plantar os remontantes e os não-remontantes na mesma ocasião não tem qualquer influência no seu desenvolvimento. Uns e outros seguirão o seu curso natural de desenvolvimento, conforme está nos seus genes. Além disso, é nesta altura que se encontram à venda em grandes quantidades nas cooperativas agrícolas, etc; e isto quer dizer alguma coisa, não acha?

Obrigado pelo seu comentário!
Saudações,
António

Jorge disse...

Boa noite!

Obrigado pela resposta.

Para além dos ares do minho, parece que também temos em comum os discos rígidos estragados (arrrre)!

Na altura em que fiz o post, ainda estava a dar os "primeiros passos" acerca da plantação dos morangos.

Este ano devo plantar pela primeira vez e devo fazê-lo por esta altura apenas...

Se um dia estiver com vontade de escrever, gostaria de ouvir sugestões e a sua experiência relativamente a propagação de árvores de fruto de estaquia, essencialmente no que diz respeito ao seu timming.

Abraço,
Jorge