sábado, 10 de maio de 2014

Desabafos

Comentários às imagens a fazer durante o mês de Maio...
A transplantação dos tomateiros para a horta foi feita no dia 7 de Maio - Lua Quarto Crescente.
Na fileira há 19 tomateiros, de várias variedades, e com duas variedades repetidas.
Fora da fileira, em locais "espalhados" pela horta há mais 4 tomateiros - um deles em vaso.
Para já não deito muita água! Com o regador rego em volta dos "montes" junto de cada pé.
A montagem dos suportes e as etiquetas também foram colocadas no dia 7.
O único tomateiro que tenho em vaso é um Indigo Rose. Mas na fileira há mais um.

Pela primeira vez cultivei rabanetes e confesso que foi super fácil, pois não deram grande trabalho, só mesmo o transplante e a rega. São grandes e bons (utilizo em salada, ralados com cenoura + azeite, sal e uns pingos de limão).

Este ano não podei as videiras, chamei um "profissional" (familiar) e o resultado é este: estão bem carregadas de cachos.
Comparando agora os resultados e a forma da poda, a conclusão que tiro é que eu não podava mas exterminava a pobre videira...

Com sessenta e poucos pés de morangueiros na horta, e uma grande maioria a produzir, mesmo assim já faz uma data de dias de não consigo comer morangos, pois tenho uns convidados especiais...que fazem o favor...de "limparem" tudo. Até morangos verdes servem para encher o papo.
É inadmissível!!! Estou revoltado e frustrado, e estou decidido a tomar uma medida muito drástica (não o vou aqui dizer para não ferir susceptibilidades).
Estou pouco me lixando...para a época de criação, etc, etc, etc.
Ou comem eles ou como eu! E eu não cultivei morangueiros para ver agora o "alheio" a encher o papo.
Posso "apontar" o dedo, com "olhos de ver", a um casal de melros com duas crias, e que andam super esfomeados...
Estes filhas da p...ingratos de m..."pagam-me" assim o carinho que lhes dou no Inverno, pois dou-lhes sementes de girassol para colmatar a escassez da Estação!!!
Hoje também por lá vi uma rola, mas esta não a vi a penicar os morangueiros por isso, para já é inocente...
Antes de passar ao radical...já tentei de "tudo": coloquei vários CDs pendurados à beira dos morangueiros. Pendurei uma camisola e um gorro azuis (normalmente...a passarada não gosta do azul), a "encarnar" aqui o "palhaço"...
E como se vê nestas imagens - e outras já anexadas anteriormente - há uma rede a cobrir os morangueiros. Mas eles furam...pois um dia deste andava lá um melro no interior, e conseguiu escapar por magia..., pois ainda estou para perceber...como ele o fez!
Só deslumbro 3 soluções para a situação presente:
1 - Passar à acção radical contra as aves!
2 - Para não me enervar mais...destruir todos os morangueiros (eu não como, eles também não comem), ou seja = tudo para a compostagem (frutos e plantas)!
3 - Ser tolerante e bonzinho (e otário...) para com os "pobres bichos", e deixar comer descansadamente (agora, após escrever esta terceira linha, apeteceu-me fazer o "gesto" do Zé Povinho...)...

Continua...




Sem comentários: