quinta-feira, 1 de julho de 2010

Opiniões e imagens

Comentário:
Boas sr . António: desde já agradeço a correção que fez ,mas a minha intenção é tentar simplificar a poda, porque não sei se ja reparou (no meu caso tem sido assim) que normalmente tem de capar 3 vezes e so ai é que aparecem as primeiras flores macho, adivinhando ai que nas proximas guias vão aparecer as flores femea. É verdade que isto depende do desenvolvimento da planta, porque eu aqui cubro a terra com um plastico preto e outro incolor por cima para fazer de estufa e normalmente so tiro este mesmo definitivamente quando tenho de capar a segunda vez (se o tempo estiver bom caso contrário cubro outra vez). quanto ao adubo foliar aconselho um adubo normal, (quase sempre de cor verde) e para por perto do pé normalmente utilizo também o adubo normal de cobertura. Peço desculpa mas de momento não lhe sei dar nomes especificos mas com tempo eu vou por aqui nomes e quantidades para fazer uma calda de sulfate que normalmente utiliso e desde já lhe posso adiantar que na calda utilizo praticamente a base de produtos sistermicos. Quanto ao sulfatar com flor eu não tenho problemas, apenas quando utiliso o (DECIS) para o mesmo problema que me vem a explicar no comentário e desde já o aconselho a utilizalo o mais rapido possivel.

Viva!

Paulo Costa, primeiro as minhas desculpas por só responder agora! Estas desculpas são extensíveis a todos os comentadores deste espaço. Nesta altura “do campeonato” será sempre assim com todos os comentários: tenho a horta a cuidar – deito-me tarde – tento fazer algum post (ainda vou começar a fazer post`s sem comentários), e falo por mail todas as semanas com alguns visitantes do blog. Por isso tenho de dividir o tempo com todos; além disso sou “um pouco lento” a teclar…
Agora os melões: Paulo Costa, eu estou confuso…não estou a duvidar de si mas, “todas” as espécies que semeei no ano passado e as deste ano, em todas elas, as flores que primeiro aparecem são os machos (que nascem nas guias principais), só mais tarde, e após capar, é que aparecem as flores fêmea (nascidas em guias secundárias).
Mas você já é um profissional, e além disso deve cultivar o Casca de Carvalho, e eu para ser sincero não me lembro que flores é que apareceram primeiro nesta espécie (de 4 pés adquiridos numa estufa, só um sobreviveu – 2009).
Eu quando disse que não duvidada de si, e ao colocar aspas em “todas”, estava e estou a ser sincero!
Melhor explicado: Uma das espécies que tenho, que é um melão americano, e que estou a cultivar pela primeira vez, está com a seguinte “saúde”: muito vigoroso, sem doenças, carregado de guias, e “arrebentarem por todos os lados e esquinas” novas guias, e carregado de flores fêmeas. Eu terei visto umas 15 flores fêmea para um macho – resultado, TODOS os melões (flores fêmeas) murcharam. No estado actual, nem sei se chegarei a provar aquela espécie (eu quero provar, degustar saborear…agora não depende de mim…).
Será esta uma espécie “invertida”?... Primeiro nasceram as fêmeas e só depois virão os machos?...
Estou a ficar frustrado com aquilo; ainda por cima são três pés!
Acho que vou começar a devastar aquela rama toda…a ver se algo cresce…
È verdade que as flores macho das outras espécies que se encontram ao lado, servem muito bem para “machear” as fêmeas desta espécie. Mas não compreendo, murchou tudo; ou as abelhas não gostam do pólen desta espécie… ou as flores estão-se a fazer “esquisitas” ao clima e solo português…
Sobre a calda bordalesa, eu sei a medida…Foi a indicada onde comprei o sulfate de cobre e a cal!
Também já tratei dos pulgões e parasitas (queira DEUS…);  e sabe que mais…esta praga/doença só estava instalada numa espécie de melão e nas melancias?...
Saudações,
António

(Guia principal carregada de flores macho)
(Guia secundária com uma flor fêmea)
(Como eu disse...aqui se vê neste pequeno espaço 4 flores fêmea, que seguirão o caminho das anteriores...murchar...)

Biba!

Vejo que os seus melões tb estão bem crescidos...

Por aqui, hoje de manhã estava tudo coberto de orvalho na horta! A horta fica relativamente perto de dois rios, por esse motivo ainda não tirei a cobertura da estufa... Vou esperar por noites mais quentes!

As abelhas lá continuam de pedra e cal no seu trabalho... Já há muito tempo que a sua presença é constante, mesmo  no inicio, quando a estufa estava totalmente fechada nas laterais, elas entravam pelos topos!!
No proximo ano tenho que dedicar tempo á obtenção e preservação de sementes puras! Pelo que vejo vou ter novamente melão branco sem ter semeado nenhum...

Fui enganado ;o)

Saudações!

José Silva, eu também acho que fui enganado numa espécie…mas para já não quero tirar ilações precipitadas…vou aguardar mais um pouco!
Por causa dos comentários, aqui e no mail, ainda não comecei a fazer o tal post…
A ver ao menos se lhe respondo até sexta-feira no mail?...
Saudações!

Comentário:
António Obrigada pelo comentário... mas sabe eu sou uma agricutora à antiga semeio, transplanto e colho quando dá, senão não colho. Quanto aos links passa-se qualquer coisa com o meu pc. Não abre algumas fotos, só as que lhe apetesse e os links ainda menos. Portanto eu vejo o que posso o resto deixo por conta da imaginação. A maior parte das vezes os links dos blogues estão em ingles que eu não domino... Quanto ao Rui Esteves ele só deixou o mail, de forma que não sei nada quem é nem o que fazer já lhe mandei uma menssagem... Os seus melõeizinhos estão um mimo... comprimentos e larguras eugenia

Eugénia, lamento que não consiga abrir os link`s, não sei o que fazer…
Aquele link que lhe deixei, mostra imagens muito interessantes do interior de uma flor de tomate, explicando qual é a parte feminina e a parte masculina.
Sobre o inglês eu é que não entendo nada…Valha-me o tradutor online, e mesmo assim, sei lá se a tradução é correcta…
Saudações,
António

Comentário:
Caro António . Muito obrigado pelo envio do link sobre secagem de sementes. Engraçado dizer que os saquinhos plásticos não são a melhor forma de guardar sementes. Recebi há um mês atrás sementes de "sandia" amarilla de um viveiro espanhol exactamente em sacos de plástico herméticos é certo mas sem mais nenhuma protecção. Agradeço mais uma vez e parabéns pelos tomateiros. Os meus oaxaca ainda estão pequenitos. Vou publicar um dia deste uma foto lá no meu blog. Abraço. JOba

Joba, eu já terei falado no blog que participo num fórum estrangeiro de troca de sementes puras, pois bem, eles aconselham nas trocas internacionais, a utilizar os saquinhos plásticos (mas não é obrigatório), só com a finalidade no caso de serem inspeccionadas na alfandega.
Pode surgir a suspeita que tal embalagem traga algo proibido (etc), ora, estando as sementes nesses sacos plásticos transparentes, já não há necessidade de abrir o conteúdo todo, correndo o risco das sementes serem misturadas, perdidas, etc.
Após “esta viagem”, convêm retirar as sementes desses sacos, e passá-las para embalagens de papel. O papel não é transmissor de humidade.
Eu já fiz 3 encomendas internacionais, e em todas elas vieram em embalagens de papel (você confirma as embalagens da Solana).
O link desse fórum que lhe dei, tem muitos participantes que também fazem parte do fórum que eu participo (troca de sementes), por isso acho um pouco estranho…aquelas imagens de guardar sementes em saquetas plásticas, quando no “meu” fórum desaconselham completamente?...
« Com que então a fazer o papel de DEUS?... Grande abraço. Joba»
Joba, olhe que fui “perseguido” bastante tempo por esses escrúpulos…Queira DEUS que o castigo seja leve, rápido e passageiro…
Além disso, eu não quero tanta canseira e responsabilidade; e eu, com a “pancada” que tenho, se ocupasse tal responsabilidade, fazia cá uma reciclagem na raça humana…e reciclava-me também a mim… Mas isto sou eu a falar de mim (livrai-me de apontar um dedo ao Criador)!!!
Assim sendo, que o Senhor mande muitas abelhinhas para a Horta d`Avó, que aqui o “JE” não quer reinar, apenas guardar sementes das respectivas espécies!
Saudações,
António

P.S. – Joba, era possível me explicar como é que faz no seu blog, ao colocar imagens pequenas, e quando se carrega em cima, a imagem aumenta?!?
Eu gostaria de colocar esse sistema aqui (em algumas), mas não sei como se faz, nem sei se tal é possível no Sapo?...


António Boa noite.
No caso do meu blogue basta importar as imagens para sepoderem abrir maiores, mas atenção tenho que optar no caso de meter duas ou mais imagens por agrupar as mesmas, isto é importar tudo ao mesmo tempo, porque se importar uma a uma, nesse post já não se consegue ampliar. O que costumo fazer é importar tudo e depois pacientemente ir espalhando o texto.
Grande abraço. Joba



Olá, boa noite!
Agradeço-lhe Joba, ter respondido à questão.
Infelizmente acho que no Sapo não dá para fazer o mesmo?...
Já ando aqui há algum tempo, com ideias de mudar o blog do sapo para outro lugar...Pena é nos outros (pelo menos o blogger) não se poder actualizar a data (para poder ter sempre o post do Jóia de Oaxaca em destaque)... Ou então são em inglês, que eu não percebo nada...
Saudações,
António

Sem comentários: