sexta-feira, 9 de março de 2012

Sementeira de Tomates

Dia 8 de Março é a data que dei início à temporada hortícola 2012.
Já havia semeado alguns tomates no dia 1 de Fevereiro, mas como só germinaram 3 sementes,  então dou como início só a data do dia 8 de Março.
Isto tudo que se vê não é para ir para a horta, pois eu semeio sempre a mais, no caso dos insucessos de percurso...e também para oferta. Além disso aqui também há 15 copos com sementes para enxertos, ou seja, só vou aproveitar o porta enxerto (raiz e caule).
********************************************************************************
Também quero dizer que no dia 29 de Fevereiro enviei estes 3 envelopes de sementes, como OFERTA, e que até à data actual só recebi o aviso de recepção do destinatário do envelope de cor.

Sempre que envio envelopes de ofertas de sementes não envio o meu endereço postal - mas isto não quer dizer que depois eu vá aparecer à porta da casa das pessoas para quem enviei as semente! Nunca fiz tal nem o pretendo fazer!!! Logo após enviar as sementes eu apago os endereços das pessoas para quem enviei as ofertas.
P.S. - TERMINOU A "TEMPORADA" DE OFERTAS DE SEMENTES!
Neste momento só fiquei com sementes para a minha cultura (2013. É uma precaução no caso da recolha de sementes de 2012 falhar...).


14 comentários:

Tubaral disse...

Bom dia! Eu vou fazer hoje a minha sementeira, vamos lá ver como corre! Um abraço

Unknown disse...

Viva António,

Boa sorte para a sua temporada hortícola, estou a contar com isso muitos e bons tomates para 2012 se precisar de alguma coisa é só dizer!
Da minha parte o meu OBRIGADO!

Cumps

Jose Batista disse...

ola viva
achei muito interessante o seu blog,
tambem me estou a iniciar nesta aventura de ter uma horta, espero vir a trocar ideias consigo.

abraço
http://aprimeirahorta.blogspot.com/

Fernando Pereira disse...

Boas amigo.
E sempre bom ter alguém com quem se possa trocar impressões,vejo que anda nisto a mais tempo que eu, irei vir visitar seu blog pois tem algumas culturas em que não me sai bem e ja reparei ke fala nelas.
Um grande abraço

satmadeira disse...

Meu caro amigo ... Dito e feito... Mas aqui só consegui meter no dia 9!!! E algumas serão hoje. Penso que a lua não vá tramar. Nao semeei tudo , pois nao quero falhar com nenhum exemplar! E se nao nascer nenhum volto a carga... Vamos se deste lado do Atlântico, só ontem badalou cá no Funchal 25 graus, até parece verão...
Cumprimentos pro Minho

Jose Batista disse...

eu, prática tenho pouca, pois estou a começar agora, porque só agora consegui um terreno para cultivar, embora desde sempre tenho estado ligado á terra, porque sempre tive familiares agricultores, tambem estou a fazer uma agricultura á base de produtos organicos, mas o sulfato de cobre é uma substancia que pode ser utilizada no combate de muitas doenças, principalmente nos tomateiros, vinha, e batatas.Deixo aqui algumas doenças e as curas, pode ser que ajude alguem.
Abraço
Antracnose - Calda Bordalesa
Cancro - Sulfato de cobre cristal
Cercosporiose - Sulfato de cobre cristal
Crivado - Sulfato de cobre
Gomose - Sulfato de cobre neve
Lepra - Sulfato de cobre parra
Míldio - Sulfato de cobre combi
Moniliose - Sulfato de cobre
Pedrado - Calda Bordalesa
Pinta negra - Calda Bordalesa
Podridão do pedúnculo - Calda Bordalesa
Sarna ou verruga - Calda Bordalesa
Septoriose - Calda Bordalesa
Bacteriose - Calda Bordalesa
Podridão das raízes - Calda Bordalesa
Sulfato de cobre

Uma Horta no Minho disse...

Neste momento não posso responder aos comentários recentes (ontem e hoje), mas logo à noite tentarei...caso não responda hoje, então nos próximos dias!
Saudações,

Uma Horta no Minho disse...

Viva José Batista,

Agradecido pelos comentários e partilha de informação!
Já visitei o seu blog mas foi mesmo "assim de fugida". Prometo durante a semana visitar com mais atenção e comentar. Aliás, já tenho questões sobre o seu comentário mais abaixo, e que já reparei deu um post no seu blog. Lá comentarei!
Saudações,
António

Uma Horta no Minho disse...

Viva Fernando Pereira,

Se tiver questões, força! Se eu souber responderei.
Saudações,
António

Uma Horta no Minho disse...

Olá Rui,
Igualmente para ti, que tenhas uma fantástica temporada agrícola 2012, e que a tua colheita seja generosamente auspiciosa!
Não precisas de agradecer pois a oferta de sementes para ti é sempre com satisfação; além disso eu vou querer sementes das novidades que te dei - já que eu não as vou cultivar, e assim depois vou às trocas com essas novas espécies.
Saúde,
António

Uma Horta no Minho disse...

Viva Januário,
Felicidades para essa sementeira!
Qualquer dúvida já sabe que, na disponibilidade do momento eu respondo.
Não tenha medo de falhar com essas sementes, pois para a próxima temporada (2013) há mais sementes!
Saudações,
António

Uma Horta no Minho disse...

Viva Roberto,
Se falhou o calendário lunar por um dia, paciência - o Mundo não há-de acabar... O que interessa é que tenha sucesso com essa sementeira e, como já lhe disso, desse modo possa calar a boca daqueles que negativamente lhe auspiciam fracasso hortícola!
Com o clima que há aí na Madeira, têm tudo para dar resultado!
Aqui neste sábado também teve uma temperatura dessas (23 a 25 graus). Temo angustias... pois as árvores de fruta estão em flor e se vêm geadas ou chuvas fortes, vai tudo à vida...Eu digo CRUZES-CANHOTO!!!
Saudações,
António

Unknown disse...

Boa tarde

Gosto bastante do seu blog e vejo que é entendido nesta matéria ,pelo que lhe quero por uma questão:Já fiz um criador de tomateiros e pimentos,os tomateiros germinaram praticamente todos mas os pimentos não.Será que devo voltar a semear ou eles tem um tempo de germinação diferente?Qual a altura ideal para plantar os tomateiros em terra?
Obrigado

Cumprimentos

Inácio Martins(hidroponianavaranda)

Uma Horta no Minho disse...

Viva,
Boa questão que se puder faço esta semana um post sobre o tema (tempo de germinação por espécie)!
Por partes: não sou um "entendido" formado, o que sei aprendi tudo na Internet e depois coloquei em prática.
Sobre os pimentos, e pela minha experiência digo o seguinte: A germinação dos pimentos é quase para o dobro dos tomates, e além disso são sementes de pouca preservação.
Volto a repetir, na minha experiência as sementes de pimento ou beringela devem ser "frescas" todos os anos (na tabela de preservação dão-lhe 2 anos).
A altura ideal para transplantar os tomateiros para horta/campo é quando já não há geadas, o que aqui no Norte é só para os finais de Abril, inícios de Maio. Podem ser colocados mais cedo, se houver uma cobertura, mas atenção se o solo está muito frio, pois aí há grandes possibilidades de apanharem doença.
Os tomateiros são muito resistentes à seca, mas do mesmo modo são extremamente sensíveis ao frio e ao excesso de água.
Saudações