sábado, 11 de agosto de 2012

Branco do Ribatejo, etc.

Melão Branco do Ribatejo adquirido no supermercado.
Decidi inserir estas duas imagens para desfazer um "mito", e passo a explicar: nunca cultivei esta espécie na horta, simplesmente porque não há necessidade...pois nesta altura encontra-se à venda em todos os mercados, e a um preço bem acessível.
Bem, todos os anos "petisco" alguns exemplares, e até à data nunca encontrei um melão odorífero e nem amarelado. Tinha para comigo que esta espécie era inodora, pois a soma dos factos que relatei não podia dar outro resultado.
Puro engano!
O melão Branco do Ribatejo é uma espécie odorífera (a não ser que este espécimen seja o resultado de uma hibridação com outra espécie cultivada no ano passado?... - por exemplo)!
A espécie vê-se à venda nos mercados assim bem branquinho porque é colhido verde, e neste estado é uma mais valia para o transporte ao destino final, e também para aguentar bastante tempo em exposição (nas "prateleiras"). Algo impossível na espécie Casca de Carvalho, e por isso não existe à venda nas superfícies comerciais.
Algumas espécies de melões e meloas possuem a particularidade de poderem ser colhidas verdes, ganhando maturação "desligada" da planta por algum "milagre" genético (digo eu...). Refiro-me às espécies que encontramos à venda nos mercados (Branco do Ribatejo, meloa nacional, meloa Cantalupe, melão pele de sapo, melão verde, meloa Gália etc.).
Procurando eu um melão que me agradasse...reparei neste que começava ligeiramente a pintar para o amarelo, mas sem qualquer odor. Feita a escolha e chegando a casa decidi-me pela "experiência", ou seja, deixar mais alguns dias sem o degustar. Ao terceiro ou quarto dia depois do adquirir, veio a recompensa: ficou amarelinho e exalava um odor suave a doce. A degustação confirmou-o: foi o mais saboroso melão Branco do Ribatejo que provei até à data.
Façam a experiência: adquiram um melão "normal" e deixem-no repousado até ganhar as características que mencionei.
As imagens que se seguem já são pertencentes à horta.
A imagem seguinte é uma abóbora Hokaido.
Não faço a mínima ideia a que espécie pertence esta abóbora, pois não me lembra de ter alguma vez semeado alguma com esta "face". Não fui eu que a semeei mas sim nasceu espontaneamente na horta, e deixei-a crescer pois onde se encontra não me incomodava. Terá vindo aqui para em semente talvez no meio de estrume ou da turfa?...
Meloa Charentais.
Semeei 6 pés desta espécie e por fim só tenho 3 pés com meloas...num total de 7 meloas. É um fartote...
Julgo que é mais uma venda de "gato por lebre" em sementes hortícolas...mas que não irei me alongar mais, pois precisava de ter outra temporada hortícola para confirmar as sementes que ainda estão na carteirinha adquirida

Melancia Orangeglo.
Não há nada a fazer este ano...pois as melancias não desenvolvem.
Tenho 2 pés e 3 melancias, onde esta semana eliminei uma para ver se a outra desenvolve, e talvez tenha de fazer o mesmo no outro pé.
Neste momento estarão talvez com um quilo, onde já deviam ter 5 a 6 (no mínimo).
Gostaria de oferecer sementes para não perder a espécie, mas vejo as coisas complicadas...
Tinha para mim que o pé desta abóbora era um Hokaido, mas as dimensões que alcançou (16kg), e a cor e forma que tomou...confirmam-me que isto já é uma hibridação.

Estou assustado pela mensagem que passa...ou seja, a "Paixão Pela Horta" é algo deformado e híbrido...

1 comentário:

Sansoni7 disse...

Olá
Há por aí excelentes melões Ribatejanos...o que não é fácil é encontrá-los.
Se o meu amigo vier para os lados de Ovar, avise que eu digo-lhe onde arranja excelentes exemplares, que facilmente passam os 7 kg...e com um aroma e sabor...

Cumprs