domingo, 20 de dezembro de 2009

Tomate Aunt Gertie`s Gold

 Aunt Gertie`s Gold

Tradução livre:  Tia Gertie d`Oiro (mas isto é nome que se dê a uma...tia?...)

Tomate originário dos Montes Appalaches (USA).
Variedade de renome, muitas vezes classificado como um dos 10 melhores tomates americanos.
Fruto grande (não pesei mas dá para ver que isto ultrapassa o meio quilo…), de um laranja carregado; com uma polpa compacta, tenra e suculenta.
Sabor intenso e concentrado (por momentos dá a sensação que se está a comer uma manga).
Folhagem batata e uma planta vigorosa ( o mais vigoroso tomateiro…*).
Produção insignificante (3 míseros tomates…*).

* - Este tomateiro quando tinha um metro de altura, já levava um bom palmo de avanço sobre os mais directos perseguidores. Porém, e por descuido, eu acabei por “condenar” esta planta ao “sacrifício”… Explico-me melhor: Certo dia, andava eu a retirar os galhos ladrões e, por falta de rigor, cortei a “cabeça” (aí uns 20cm da ponteira) deste tomateiro, julgando que era um ladrão (esqueci-me de salientar que, este tomateiro para além de vigoroso é de rama farta). A partir desse momento, foi um ver todos os outros tomateiros crescerem e a ultrapassar este “mutilado”… Ele voltou a ganhar ladrões, e eu deixei crescer um como cabeça; só que este acidente fez atrasar a natureza normal deste tomateiro em mais de um mês e meio (comparo aos outros)! Após este sucedido fiquei sem saber se a produção de só 3 tomates se deve aos acontecimentos que relatei?...
Folhagem batata
Altura: 2m (em condições normais seria????)
Origem: USA (Montes Appalaches)
Nota: ??? (pelo sabor dou 4, pela produção dou 1…)
Eu pretendo cultivar em 2010 todos os tomates que pontuei entre os 4 e o 5.5; mas este está-me a “consumir a paciência”: é saboroso mas de produção miserável (enfim…com as tais reticências…).

Sem comentários: