sábado, 9 de junho de 2012

Primavera cinzenta

Como é que diz o ditado?...

«Chovam trinta Maios e não chova um Junho.»

Outro sábado para as urtigas...pois está a chover, e não faço nada na horta.

10 comentários:

Sansoni7 disse...

Viva

Sempre dá para regar.
Cumprs e bom FS.

Unknown disse...

Boa noite António,

Estive todo o dia em Viana e deixa me dizer começou a chuver no fim da manhã e foi todo o dia, alem disso estava fresco para esta epoca!

Um abraço

Uma Horta no Minho disse...

Boas,

Para regar dá, mas já vem muito atrasada pois nesta altura era para haver dias de sol e não esta chuva.
E esta semana, tirando a segunda-feira e a sexta foi sempre esta chuvinha todo o dia - pelo menos aqui onde habito.
Cump,

Viva Rui,

Pois, pois...tu a mim não me enganas Rui, pois dizes que andas por Viana mas cá para mim tu andas é "metido" no rancho folclórico de Santa Marta (lol)...
Abraço,

Unknown disse...

Boas,
aqui só começou a chover hoje, Domingo, esteve escuro, mas nao tinha chuvido nada, so um dia de noite durante a semana... eu ca estou contente, pois o feijao farta-se de produzir, os tomateiros parecem estar a aproveitar para se enraizar, assim como a generalidade das plantas....da--me ideia assim que o tempo abrir teremos um boost horticola....assim o quero muito, pelo menos!!! lol...

Uma Horta no Minho disse...

Viva João,

Eu não ando nada contente com esta chuva atrasada...pois em Janeiro, Fevereiro e Março, quando ela fazia falta não veio, e agora só vem chatear...
Já é o segundo, ou mesmo terceiro sábado que não vou para a horta, e isto sem falar nos dias da semana que têm chovido.
Olha, só te posso dizer que este tempo não é de se fiar, pois anda ao avesso...E para confirmar esta minha opinião, vai ver o último post do Michel - Passion Tomates -, onde ele relata o que aconteceu recentemente a um amigo. Eu resumo: recentemente caiu granizo do tamanho de uma bola de ténis e destruiu toda a cultura, incluindo imensos danos nas estufas.
Como digo, o tempo não está para brincadeiras.

E para me desmotivar mais...hoje dei com um tomateiro com o tronco negro, e que espero que não seja míldio (cruzes canhoto), e ainda por cima é um dos 3 pés que consegui enxertar (já não bastava o fracasso que foi o meu baptismo na enxertia...).

Unknown disse...

Viva António

Só aqui nunca chove nada de jeito, umas pingas que nem para regar dão, mas dão para ir para a horta trabalhar.
Choveu no dia 7 durante a noite, a terra estava molhada, mas no meu depósito só tinha mais 50 litros de água, esta chuva é boa para enganar, porque não me posso esquecer de regar os tomateiros na mesma.
A chuva aqui precisava de engrossar, como diz uma vizinha de horta: "que Deus a engrosse que comprida já ela é" - risos.
Cumprimentos

João

Unknown disse...

Quanto ao tomateiro, sinto muito, amigo! Pressinto que terei um bom ano....tb estou muito confiante no sistema de rega.... e isso leva-nos ao tema, com o clima aqui do douro, na horta, esta chuva tem sido ouro...so sinto falta de um pouco de sol, aí dariam um boom... no entanto, deixa para ja as temperaturas baixas, pois e por isso que fico descansado...a probabilidade de mildio é diminuta.... ;) Abraço!

Sansoni7 disse...

Viva
Hoje já fez um solinho...aproveitei para sulfatar os tomateiros e para pulverizar gojis, meloas, pimentos e maracujás amarelos com Óleo de Neem. É qua os piolhos já andavam à espreita....

Boas culturas

Uma Horta no Minho disse...

Viva João Amaral!

Assim seja, pois é exactamente isso que todo o horticultor deseja: uma colheita auspiciosa!
Abraço,

Uma Horta no Minho disse...

Boa noite João Gomes,

Pois eu andei aqui a “queixar-me” de falta de chuva entre Janeiro e inícios de Abril, e agora queixo-me da falta de sol.
Nunca estou contente… pelo menos com esta meteorologia “vadia” e inconstante, só tenho reclamações.
Um dia deste escrevo um mail ao São Pedro…
Pegando na frase da sua vizinha, eu digo que aqui já tem sido comprida e pesada que chegue..
Verdade seja dita: isto é uma bênção dos Céus para as florestas, pois logo que chegue o sol a valer, os criminosos dos incendiários tratarão de empobrecer mais o país, e enriquecer os madeireiros, a Portucel e outros Lobbys.
Uma questão João: Você já tem os tomateiros desabrigados ou continuam na protecção do plástico (no meu caso continuo com o plástico)?!?
Saudações,
António