segunda-feira, 24 de junho de 2013

16 de Abril 2013

                                                                          20 de Abril
                                                                      16 de Abril

4 comentários:

Unknown disse...

Viva António.
Vejo com agrado que voltou ao blog.
Fico já à espera das próximas actualizações da tomatada.
O petit moineaux já pedia terra há algum tempo, eheheheh, aposto que disparou quando o colocou na terra.
Já pus os sacos de organza nas flores dos tomateiros, nada como seguir o mestre, obrigado pelo conselhos.
O seu sistema para suporte dos tomateiros é brutal, tenho pena de não o poder aplicar na minha horta.
Abraço
João Gomes

Beta disse...

Estão lindos e com uma côr óptima, os tomateiros.
Parabéns!
Cps
Beta

Uma Horta no Minho disse...

Viva João e Beta,

Agradecido pela visita nesta humilde horta!
O meu "regresso" aqui ao blogue será "tipo" cometa Halley...Sem muito barulho...e sobretudo com imensa poupança...de comentários (a troika assim o exige...).

João, o Petit Moineau é considerado um tomate selvagem - mas muito deliciosos, sobretudo para os melros...-, e é muito utilizado como porta enxerto, daí eu focar as suas raízes que como se nota, são bem desenvolvidas para o tamanho do tomateiro.
Quanto aos sacos de organza, pois ainda bem que você me alertou neste comentário, já que eu estava completamente esquecido- e eu sempre tão conciso...-, e hoje andei a colocar sacos em praticamente todos os tomateiros.
Não se esquece que o "abanar" o cacho protegido é só por precaução, já que nas flores dos tomateiros esse trabalho é feito pelo vento! 20 segundos de manhã e outros tantos à noite são o suficiente até notar tomates do tamanho de uma ervilha. E aconselho a deixar o saco até esses tomates terem o tamanho de uma noz (+/-).

O meu sistema de suporte para tomateiros, este ano está muito mais aprimorado, o que me deixa muito satisfeito - a mim pela "proeza"...e sem dúvida aos tomateiros, pois o sistema é muito seguro e assim podem-se exprimir democraticamente...

Beta, por favor não fale "muito alto"...!
Hoje descobri que um tomateiro - Laranja Russo 117 -, com um metro de altura - é o mais pequeno desta espécie neste momento na horta -, e carregado de flores mas também já com vários tomates, provavelmente (vou pesquisar...) está com cancro (???), pois ao capar alguns ladrões notei que o interior está oco e escuro, sem qualquer sinal de seiva.
Vou ter de o arrancar/eliminar. E é uma dor de coração...

Saudações,
António

Unknown disse...

Viva António,

O saco de organza do João Gomes mais parece uma rede mosquiteira com sorte ainda apanha é uma varejeira ahahahahahahaha....
Estou a brincar!

um abraço