terça-feira, 30 de março de 2010

Tomates: Pêche Blanche e Orange Bourgois

Andei a rever as fotos que tenho guardadas no meu pc, que são todas da última temporada (2009), e encontrei algumas que pensava que não tinha fotografado.
Tenho mais do dobro das que já foram publicadas, mas são apenas de ângulos diferentes; algumas outras desapareceram definitivamente após ter formatado o pc em Setembro último, por esquecimento.
                                                                    Laranja Bourgoin

                                                                    Pêssego Branco


segunda-feira, 29 de março de 2010

Venda de Sementes Hortícolas em Portugal, etc.

Quem desejar comprar sementes em Portugal, pode tentar através destes sites.
Quero salientar que os 2 primeiros são, segundo me disse o terceiro… os maiores fornecedores de sementes no mercado nacional. O terceiro vende sementes dos 2 primeiros sites.
Os 2 primeiros “não vendem” online como o terceiro, no entanto, se algum “freguês” o solicitar pelo endereço electrónico do site, julgo que será atendido nas suas pretensões?...
Outra nota: as sementes que vendem são nacionais e estrangeiras (eu tenho sementes dos 3 “artistas”, por isso sei).

1 - Alípio Dias & Irmão, Lda.
 http://www.alipiodias.pt/v2/index.htm
(carregar em Produtos, depois em Hortícolas, a seguir em Gama clássica e por fim no hortícola que se deseja para aparecer as várias espécies)


2 - Flora Lusitana
http://www.floralusitana.pt/

3 - Jardicentro
http://www.loja.jardicentro.pt/index.php?cPath=27&osCsid=2217adfc5f892c5d37ba0018cedb5263

OUTROS SITES
 Para “passar o tempo”…deixo mais estes a quem estiver interessado (vou passar a pedir comissão aos sites, tal é a propaganda no meu blog…):

A - Jardim da Celeste
 http://www.jardimdaceleste.com/

B - Planfor
http://www.planfor.fr/po_index.php?action=partner_id=X10&gclid=CNbm-bWMo6ACFYoU4wodgCD0aA

C - Agroportal
http://www.agroportal.pt/Empresas/agricultura/viveiros.htm


DEPÓSITOS DE ÁGUA
Como se gasta enormemente água no cultivo destes legumes, era conveniente que o jardineiro armazenasse a água da chuva, em depósitos, para mais tarde utilizar.
Primeiro poupa-se a água do poço no Verão, que costuma andar “pelas ruas da amargura” nesta época…
Segundo, também há quem queira poupar na factura da água da Companhia (eu não aconselho a rega com esta água nos legumes. É só “veneno”…).
Terceiro: a água da chuva é “a melhor coisinha” que se pode dar de beber aos hortícolas!
Eu sigo vários blogs estrangeiro, onde eles mostram imagens de bidões de mil litros (etc), com água da chuva armazenada até ao verão; depois utilizam-na na rega gota-a-gota, usando uma simples e baratíssima bomba de águas residuais.
Eu tenho utilizado, como recuperador de água da chuva, um velho tanque de lavar a roupa (que volta a ter utilidade) e uma vintena (+/-) de baldes ( de 5l, 10l, 15l, 20l, e 30 litros). Parece pouco mas é cá uma ajuda!
Este site vende bidões; não sei é os preços…
VENDA DE ESTUFAS EM PORTUGAL
Se alguém desejar adquirir uma estufa, para poder colher legumes todo o ano… deixo estes 2 sites de fabricantes de estufas.
Em 2008, só por curiosidade… pedi um orçamento no primeiro site de uma estufa**, com 6m de comprimento por 3m de largura (acho que eram 3.80m?...). Mandaram-me resposta por mail, com imagem da estufa, preço e serviços. Era o seguinte: 485€; mas este preço não incluía o Iva, transporte e montagem. Com a crise os preços devem ser mais “amigos”…
E - Estufas Minho     ** era como a da primeira imagem, mas com as medidas que referi.
http://www.estufasminho.pt/prodt_estufas.html#tunel

F - Estruturas Florpóvoa
http://www.estufaseuropa.pt/galeria.php#estufim

Estufins
http://www.estufaseuropa.pt/site_portugues/pedidos.htm

 SEMENTEIRA DO MÊS DE MARÇO EM PORTUGAL
O que se semeia em Março, em Portugal, segundo o almanaque Seringador.
Q.M. – Plantação de cebolo.
L.N. – Concluem-se as sementeiras de trigo da Primavera. Semeiam-se ferrãs e plantas forraginosas de raízes carnudas. Plantam-se batatas e principalmente as sementeiras de espargos e morangueiros.
Q.C. – Sementeira de melões, pepinos e abóboras; em terras quentes, semeia-se milho, linho, grão, bredos, alfaces, cenouras e todas as pevides azedas, nas terras quentes plantam-se figueiras.
L.C. - «Março virado de rabo é pior que o diabo».
Estou a utilizar o almanaque de 2009, mas a “coisa” é igual…só muda as Luas (que em 2009 foram por esta ordem: Q.C. – L.C. – Q.M. – L.N.)

domingo, 28 de março de 2010

"Le silence des abeilles"

«Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, ao homem apenas restam quatro anos de vida. Não há abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, não há homem.»

O silêncio das abelhas (Le silence des abeilles) é um título de causar assombro; o mesmo se aplica ás palavras proferidas por Albert Einstein!
As maiores polinizadoras e ajudantes do homem estão de “partida” deste mundo… e o culpado é, como de costume…o HOMEM!
Ano após ano, vemos uma “desertificação” nas nossas hortas e campos. Faltam abelhas, falta harmonia…
As andorinhas partem com a chegada do Outono e regressam logo ao primeiro “cheiro” da Primavera; as abelhas nunca partem para paragens mais solarengas, ficam entre nós, “hibernando” nos meses frios e “pavoneando-se” nos meses quentes. Mas agora, até parece que “apanham boleia” com as andorinhas, quando regressam a África, só que não tiram o “bilhete” de volta na Primavera…
Os cientistas tentam descobrir as causas deste “êxodo”. Alguns acusam os pesticidas, outros condenam os telemóveis (etc), outros ainda apontam o dedo aos transgénicos e agora até já há quem queira no “patíbulo” um certo vírus (que desorienta ou “aniquila” a rota das abelhas, tipo baleias e golfinhos, etc, que morrem encalhadas nas praias deste mundo fora…). Pois eu, “cientista” de horta aberta…acuso em 49% as quatro “bombas” dos cientistas, e ACUSO em 51% o HOMEM!
Todo o jardineiro consciente precisa de agir em prol da Natureza, e fazer um manguito aos pesticidas (e os telemóveis, por mim, podem ser todos “exterminados”. Passo bem sem “essa raça”)!
Eu confesso que só* utilizo Calda Bordalesa, tratamento muito eficaz nas doenças ou pestes hortícolas, e que além disso é considerada ou admitida na horticultura biológica, mas… Há sempre um “mas”…será mesmo tão “amiga” do ambiente ao ponto de excluir as abelhas das “suas malhas”?... Era bom demais…
* Como não quero como “amigos” veneno, agora procuro ser mais biológico possível, e em 2009 já utilizei como “sulfato” as urtigas, borragem, cravos-da-índia e hortelãs.
Este “sulfato” biológico é feito da seguinte forma: apanha-se um quilo de urtigas, coloca-se dentro de um balde de água de 20L, deixa-se 15 dias de “molho” e depois sulfata-se assim (depois de crivar), ou pode-se diluir em proporções de 3 para 1 (exemplo: 3L de água pura para 1L da água das urtigas). Também se pode regar directamente nos pés dos hortícolas (eu fazia assim nos tomateiros), mas é preciso não abusar, de 15 em 15 dias chega…
Ah! Aviso que esta infusão (ou demolho) ao fim de alguns dias começa a feder, mas nada de mariquices porque “ninguém vai morrer”, e é bem eficaz (experimentem nas laranjeiras quando tiverem ferrugem ou pulgões. Remédio santo).
Agora os vídeos: O primeiro é falado em francês. Para quem não entender a língua, eu aqui neste vídeo “apelo” ao maior comunicador destes casos: «há imagens que valem por mil palavras».
Simplesmente assombroso e terrificador os que as imagens transmitem! É inefável…
Espero nunca chegar a este ponto! Espero que Portugal jamais chegue a este estado! Espero que isto seja só um filme de Hollywood…
Traduzo apenas um pequeno enxerto desta “ficção”: Os agricultores desta região da China, usaram e abusaram de pesticidas nas culturas e pomares, exterminando toda a espécie de insectos, e que deixaram a região como se fosse Chernobyl (Ucrânia), ou seja, contaminada de veneno, e por várias gerações. Ora, os exterminadores (agricultores) foram pedir ajuda ao seu governo (chinês), para que este pudesse “limpar a merda” alheia… e o que é que o governo chinês fez ao agricultores?... O mesmo que eu faria, um MANGUITO!!!
“Coitados” dos agricultores chineses…precisavam de um Sócrates como Primeiro Ministro…



Desde já que dar-lhe os meus parabéns pelo excelente blog que aqui tem e por poder compartilhar os seus conhecimentos com os outros.
Neste comentário vi que usa "sulfato" de urtigas. Gostaria de saber se se pode "sulfatar" qualquer hortícula, como batatas, feijões, etc...
Enrique


Viva!
A intenção do blog foi mesmo essa, partilhar conhecimento.
Quanto à sua questão sobre as urtigas: Bem, para falar verdade eu nunca fiz essa infusão, pelo simples facto de não ser uma planta que abunde aqui na horta. E olhe que eu faço todo o cuidado para não as destruir – dou-lhes toda a liberdade de serem abundantes na horta.
Esta infusão que aqui descrevo no blog, foi simplesmente um relato que aprendi noutros “blogs” franceses, onde a descrevem como muito eficaz. 
Mas atenção, já fiz infusão de várias ervas e plantas “daninhas”, e principalmente, fiz em 2010 a infusão das folhas de uma planta que se chama Consoude de Russie (escrito em francês). Recebi esta planta (3 pés) através de uma troca de sementes com um colega francês.
Esta planta atrai muitas abelhas para as suas flores (e são daquelas abelhas “raras” de se ver). Mas na infusão, deixa um cheiro tão forte, mas tão forte e impregnado, que vários dias após ter sulfatado as árvores ainda cheira mal. Para manter a boa vizinhança, deixei de a utilizar em infusão… Ficam as abelhas a ganhar.
De todas as maneiras, quer a infusão de urtigas ou de qualquer outra planta, só tem como finalidade o combate biológico de pragas (piolhos, mosquitos, moscas, etc). Esta infusão não tem nenhum efeito no tratamento contra o míldio e o oídio – por exemplo!

continua...

Para concluir, relembro apenas um simples facto, que é o de não sulfatar as flores, sejam elas de que espécie for, e seja a infusão biológica ou de pesticidas
O alimento das abelhas é o pólen! Agora imaginemo-nos na “pele” das abelhinhas… A “lotaria” das refeições, por culpa do homem, passou a ser um “prato” envenenado ou um prato avinagrado…  Eu, “como abelha”, simplesmente, demito-me das minhas funções… (Este último parágrafo dá para rir mas, principalmente, dá para meditar)  
Espero ter ajudado!
Saudações,


Olá, estava a ver os comentarios e não pude deixar de pesquisar sobre a "Counsoude Russe"
Deixo aqui alguns links que espero que gostem:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Consoude
http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com/2008/10/consolda.html
http://www.gardenersworld.com/how-to/projects/make-a-comfrey-feed/
Marisa

sábado, 27 de março de 2010

Batatas - Venda Online

Estamos em época de sementeira de batatas, e eu como sou um grande apreciador…de as comer, já que as semear é outra história… decidi fazer uma pequena busca on-line, com o intuito de descobrir “alguma novidade”. Pois bem, Eureka…descobri o Brasil…
Para o leitor que já conhece alguns tipos de batatas que estão nos sites que apresento, dirá que eu estou 500 anos atrasado na descoberta…e provavelmente estarei… ou está Portugal inteiro?...
Não sei se estas espécies, só “se dignam apresentar á mesa” em países desenvolvidos e sérios… porque isso é “coisa” que não somos, ou então somos nós que gostamos de ser masoquistas?...
Deixa cá ver se eu me explico em eslavo…: Andam os franceses, alemães, holandeses (etc) a saborear os bons legumes que a terra dá; e os portugueses satisfazem-se com a “zurrapa e restos” que nos vendem*?!? Por isso eles são mais felizes e inteligentes… e nós tristes e fastidiosos…
*Atenção que isto não é tudo brincadeira… Eu participei num fórum estrangeiro de legumes (prefiro não dizer o país), onde uma participante e residente nesse país, produtora de dezenas de espécies, “proclamava” que a “zurrapa” a vendia aos comerciantes portugueses e espanhóis (« os coitados» - dizia ela…).
Depois disto resta-me “proclamar” aos Céus: Coloquem toda a zurrapa, os comerciantes de batatas e se possível e/ou principalmente o XUsé XAcrotas, os políticos portugueses, alguns juízes, o procurador, etc, nas Berlengas ou Ilhas Selvagens; mandem-lhes umas enxadas para cultivarem a zurrapa, uns camelos para “adubar” a terra (e também serve de transporte, e alta cilindrada…), umas canas de pesca para “apanharem” lagostas (eles adoram…), e umas bananeiras para edificarem uma república…
Será que a censura XUXAlista deixa passar este “poema”?...
 (...)

Site alemão traduzido para português - é o mesmo do primeiro link. Carreguem nos 3 link`s em baixo onde diz: 
Sementes de Batata
Selecções de Batata
Batatas
Carregar onde diz SHIPPING (em cima, á direita, na barra de início) - Tabela sobre as taxas da encomenda - 18.90€ para um pedido mínimo de 40€
Outras sementes que vende (carregar onde diz HORTALIÇAS/BATATAS, e depois SEMENTES DE LEGUMES E ERVAS - no lado esquerdo em categorias).
Site no original - para quem souber alemão

Outro site, com 103 espécies de batatas (fiquei sem perceber se é alemão, austríaco ou helvético?... Têm 6 páginas sobre batatas.
Outras sementes do mesmo site (do lado esquerdo onde diz PLANTAS)

Outro site de batatas - este está no original; não consigo fazer a tradução.



Páginas "avulsas" (ver puré de batata azul na página 3)



quarta-feira, 24 de março de 2010

Anotações Soltas...

Como anunciei num post anterior, comecei a minha sementeira 2010. Entre os 4, 5 e 9 de Fevereiro semeei 12 sementes (tomates, pimento e beringela); ora, com este frio da Sibéria… nada germinou, e eu como não utilizo qualquer “artimanha” para aquecer o local onde se encontram os “vasos” (copos) com as sementes, considerando que qualquer meio fora do normal é prejudicial (reporto-me a aquecimento eléctrico, etc), enfraquecendo a resistência dos possíveis hortícolas aos “caprichos” do tempo, tenho, por tudo o que disse atrás, o “grosso” da sementeira de tomates em “águas de bacalhau”… Traduzo o latim: Era para semear todos os tomates entre o dia 22 e o dia 25 de Fevereiro, mas com este frio siberiano acho que adio tudo para Março, altura que tinha previsto semear melões, meloas, pepinos, etc (se o frio da Sibéria veio para o Sul da Europa, que frio tem então agora a Sibéria? O clima de Vénus?…). Posso garantir que, hoje, sexta-feira 19 de Fevereiro de 2010, a minha sementeira está sem data para começar…

Aquecimento global ou arrefecimento “natural”?...

É muito cedo para capar melões, em todo o caso, brevemente deixarei aqui num artigo com link`s sobre o assunto, e com imagens (desenhos). Mais tarde, quando eu capar os que eu semear, anexo as imagens dos procedimentos, a esse artigo que farei brevemente.

Melancias não se capam! Só para a experiência, capei uma no ano passado, e os resultados estão explicados no post sobre melancias (talvez na Orangeglo?...). Também não capo pepinos nem abóboras. Aqui no Minho só capam uma vez o melão Casca de Carvalho; as meloas não as capam!

terça-feira, 23 de março de 2010

Venda de Sementes Online

Tenho reparado que várias pessoas entram aqui tentando “descortinar” onde se compram estas sementes “exóticas ou raras”, pois bem, apesar de ninguém me ter perguntado, eu deixo os link`s para quem estiver interessado.
Uma nota importante: Atenção com sementes compradas fora da União Europeia! Serão inspeccionadas pelos “serviços alfandegários” (acho que é assim que se chama…por isso as aspas). Se comprarem algo fora da União Europeia, que seja interdito em Portugal, ficam sem essas sementes. Olé!…
Isto aconteceu comigo; reclamei por mail aos CTT e…”niente”; parece que só chegam a quando da próxima passagem do Cometa Halley…Já não falta muito…
Normalmente, repito, normalmente tudo que seja hortícola passa; aromáticas e flores (e até pimentas) é dinheiro deitado fora…
Não se assustem com o conselho; eu em 2 anos fiz 3 compras internacionais: a primeira foi no Canadá*, a segunda na Bélgica**, e a última, feita em Dezembro, foi nos Estados Unidos***! O caso que relatei em cima aconteceu na compra efectuada no Canadá.
******************************************************************************
        Para sementes nacionais, clicar em:

    Venda de Sementes em PORTUGAL


******************************************************************************

       Venda de Sementes além-fronteiras
 Sites europeus:
 (para quem não souber? é preciso clicar no sublinhado para ver os sites)

Germisem - Sementes estrangeiras à venda em Portugal
 http://www.germisem.com/PT/SomElite.htm
Kokopelli FrançaSite muito afamado. Sementes puras garantidas. Preços à grande e à francesa…
 http://kokopelli-semences.fr/boutique
Kokopelli Bélgica** - Delegação do anterior. Sementes 30 cêntimos mais baratas. Disponibilidade de sementes inferior. Atendimento que deixa a desejar…
 http://www.kokopelli-be.com/boutic/catalogue.html
Chez SemaillesSite belga. Sementes a 2.50€. Não sei até que ponto as sementes serão puras?... Só confirmando.
 http://www.semaille.com/potageres/index.html
Só Tomates – Site belga. A senhora que vende as sementes de tomate é uma enorme coleccionadora, com boa reputação.
 http://essaime-artomate.be/sommaire.html
Irinas– Julgo que seja alemão este site?... Interessante.
 http://www.irinas-tomaten.de/
ETC…
Solana* - Site canadiano. Preços baratíssimos mas não asseguram 100% a pureza das sementes. (não aconselho melões… 2 espécies de melões e uma de melancia lá compradas não germinaram) O “meu” Jóia de Oaxaca veio deste site.
 http://solanaseeds.netfirms.com/accueil.html
Reimer sementesUm site americano com enorme escolha. Particularidade: quem desejar sementes de espécies gigantes este é o site ideal.
Só Tomates – Enorme quantidade de espécies de tomates. Muito apreciado.
 http://www.tomatogrowers.com/

Tomato Fest – Para apreciadores de tomates…
 http://www.tomatofest.com/tomato-varieties-by-color.html

Victory Seeds
 http://www.victoryseeds.com/main_vegies.html


Heirloom Seeds
http://www.heirloomseeds.com/



HEIRLOOM TOMATO PLANTS
http://heirloomtomatoplants.com/

SEED SAVERS EXCHANGE -    Julgo que este é um dos mais queridos sites americanos para venda de sementes?... Puras.
 http://www.seedsavers.org/Items.aspx?hierId=8
 
*** - O site onde comprei as minhas últimas sementes ficará sem “propaganda”, para já… No final da temporada divulgo. Posso dizer que possui enormes quantidades de espécies de melões, melancias e muitas outras espécies. O tratamento é 5 estrelas; com muita cordialidade e atenção. Falta ver o que as sementes produzem…
Ah, paguei $3 dólares americanos (menos de 3€) pelos portes… Aqui em Portugal, quem comprar sementes em sites nacionais paga 5 euros e tal em portes. Os selos são banhados a ouro…
Samen - Site helvético com uma enorme escolha de abóboras - e até possui a Atlantic Giant

segunda-feira, 22 de março de 2010

Germinação de Sementes

Como faço para germinar as minhas sementes?!?

Questão que alguns visitantes fazem (com outras palavras mas vai dar ao mesmo).
Pois bem; em semana de Lua Velha, portanto, para meter a mão na massa e semear as “heroínas”; eis então como eu faço (com todas as espécies, sem excepção, seja tomates ou pimentos, meloas ou pepinos, e até o Casca de Carvalho têm o mesmo caminho):
1 – Na véspera da sementeira, coloco as sementes “em banho-maria”, ou seja, para despertarem do sono natural, deixo-as mergulhadas em água ou em chã de camomila (tépida,, são sementes, não são para queimar ou cozer…).
Exemplo da imagem - os tomates: por cada pé de tomateiro, coloco 2 sementes dentro de um copo plástico (1 copo para cada espécie); e ficam assim até ao dia seguinte, o da sementeira.


2 – No grande dia (Lua Velha), semeio as sementes em copos plásticos, preenchidos com antecedência de turfa, e os copos assinalados a marcador de feltro a respectiva espécie. Também rego os copos antes de semear as sementes, ficando assim a turfa já “acamada”.
Lembro que os copos foram perfurados com 1 furo (chega) lateral, entre 1.5 a 2 cm do fundo.

                                           (Imagem cedida por Rui Esteves. Agradecido, Rui.)




3 – Depois de semeadas, coloco os copos num caixote de papel, fecho-o e deixo assim as sementes no escuro (o mais simples possível…). Era bom que o caixote estivesse num lugar quente (mas eu não utilizo qualquer meio eléctrico, etc. Só mesmo o calor do Sol)!
Depois, a partir do quarto ou quinto dia, vou espreitando para dentro do caixote a ver se já germinou alguma coisa. O que germinou, sai do caixote e ganha um lugar ao Sol.
Nunca deixo o germinado, no primeiro mês (e até mais…) passar as noites fora de casa.

4 – Como só irei transplantar estas germinações para a horta em Maio (entre o principio e o fim, depende da espécie), e como ao fim de algumas semanas os copos já serão pequenos para suportarem as raízes (“atrofiam” e deixam de desenvolver), faço uma transplantação/mudança para recipientes maiores (eu utilizo vasos, garrafões de 5L, garrafas de 2L, etc. NUNCA utilizar os pacotes de leite! Não sei porque “raio”…mas tudo o que já plantei nestes recipientes acabou por morrer. TUDO!).

A – A profundidade que semeio as sementes varia de espécie para espécie. As pequenas (tomates, pimentos, beringela, etc), coloco-as a 5mm de profundidade. As grandes (melões, meloas, pepinos, abóboras e melancias) multiplico por 2 ou 3 da primeira. A alface semeio-a na superfície de um recipiente, e espalho depois uma ligeira camada de turfa por cima.

domingo, 21 de março de 2010

Sementeira 2010

A minha sementeira deste ano será por fases, ao contrário da realizada em 2009, que foi “toda” realizada” no dia 7 de Março (Lua Velha).
Pelo almanaque, e ditos das pessoas “calejadas” pela experiência, a melhor altura para semear é na Lua Quarto Crescente.
Ora, julgo que em 2008 (?), estava eu numa loja de sementes e produtos regionais, quando uma “jovem” agricultora (suponho…) “apregoa” que a melhor altura para a sementeira era no dia da Lua Velha!
Como??????? Quem???????????? Quando?????????? (Esta foi a reacção dos meus neurónios perante o latim incompreendido…)
«Lua Velha é 3 ou 4 dias, depende do mês, após o Quarto Crescente.» Prontificou-se a “jovem” dama, a elucidar os meus “dispersos e confusos neurónios.
Ahhhhhhhh.... Capice!.....
Lição teórica aprendida – lição prática em acção!
Assim o 7 de Março de 2009 foi a tal Lua Velha. Não me queixo da data mas*…
 
Este ano pretendo tirar umas dúvidas; e como li num sítio da Internet que era bom plantar na Lua Quarto Minguante…vou fazer a prova dos nove(*)…
Então é assim: este ano começo a minha sementeira em Fevereiro; tomates, pimento, beringela e melancia entram em acção.
Deixo para Março (ou Abril) os melões, meloas e pepinos (até ao inicio de Maio há tempo para estes hortícolas).
 
Voltando às fases: Para tirar estas dúvidas lunares, só será bem “alicerçado”, se eu repartir uma mesma espécie em várias datas!
A “fava” (ou o vencedor) saiu ao Jóia de Oaxaca. Como será o único tomateiro semeado por mais de 2 (é segredo…), ficará “encarregue” desta empreitada.
Então as datas para a minha sementeira de tomates em 2010 são as seguintes:
- 4 de Fevereiro (vésperas da Lua)
- 5 de Fevereiro (Lua Quarto Crescente)
- 9 de Fevereiro (não faço a mínima ideia que nome terá esta?... Experiência, simplesmente…)
- 21 De Fevereiro (é um domingo; não há sementeira para ninguém neste dia; “apenas” orações para o Senhor)
- 22 de Fevereiro (Lua Quarto Crescente)
- 25 de Fevereiro (Lua Velha)
Finalmente, o “grosso” da minha sementeira de tomates será, como no ano passado…entre o dia 22 ou o 25 (ainda a decidir…).
Para o final da temporada ficam as ilações…
 
P.S. – Não colocarei qualquer referência ao nome das espécies e quantidades (excepção feita ao Oaxaca em cima…) de hortícolas semeados! Só serão mostrados os nomes e as quantidades das espécies lá para o mês de Agosto ou Setembro...
Anexarei imagens nos vários estados do cultivo.
(Que o Senhor DEUS abençoe toda a sementeira deste ano! Am.)
publicado por António às 22:59


2 comentários:
Talvez este artigo (http://www.thriftyfun.com/tf80826377.tip.html)lhe dê algumas luzes acerca da influência das fases lunares nas plantações. Está em inglês.

E já agora muitos parabéns pelo excelente blog que aqui tem.
Pedro a 16 de Abril de 2010 às 04:05

Agradeço a dica; apesar de ser em inglês, só tenho de fazer a tradução.

«E já agora muitos parabéns pelo excelente blog que aqui tem.»
 Mas dá-me cabo da "tarola"...

sexta-feira, 19 de março de 2010

Polinização Aberta/Livre

Open Pollination - OP


Este texto foi retirado de um site americano; eu apenas utilizei um tradutor on-line. Nota-se que a partir do terceiro parágrafo, a tradução “sofre” uns percalços… por isso deixo o texto em inglês para quem quiser mais rigor (eu lamento não ser mais rigoroso na tradução mas, na verdade, é que eu não percebo nada dessa língua…Tirando as traduções…).
Em todo o caso, julgo que o essencial é perceptível?...  
 
Eis o significado de Polinização Aberta (no inglês OP).
 
«Polinização aberta é a polinização por insectos, pássaros, vento, ou outros mecanismos naturais, e contrasta com a biologia reprodutiva, polinização fechada, que é um dos muitos tipos de auto polinização. Polinização aberta também contrasta com a polinização controlada, que é controlado de modo que todas as sementes de uma cultura são descendentes de pais com características conhecidas, e são, portanto, mais propensos a ter as características desejadas.

As sementes de plantas de polinização aberta irão produzir novas gerações dessas plantas, no entanto, porque a reprodução é controlada e o pólen (progenitor masculino) de origem é desconhecida, de polinização aberta, pode resultar em plantas que variam muito em traços genéticos. Polinização aberta pode aumentar a biodiversidade.

Algumas plantas (como muitas culturas) são principalmente auto polemizadas raça e também verdadeiro, de modo que mesmo sob condições de polinização aberta a próxima geração será (quase) a mesma. Mesmo entre os organismos de reprodução verdade, alguma variação devido à recombinação genética ou de mutação pode produzir alguns "off tipos".

Polinização Híbrida, um tipo de polinização controlada em que o pólen proveniente de uma cepa diferente (ou espécies), pode ser usado para aumentar a adequação, especialmente através da heterose. A tensão resultante híbrido pode às vezes ser puras e seleccionadas para as características desejadas, até uma tensão que gera verdadeiro por meio de polinização aberta podem ser desenvolvidas. O resultado pode ser referido como uma linhagem pura ou puras híbrido ou híbridos. Para adicionar uma certa confusão, o termo "híbrido" puras "também se aplica aos híbridos que são feitas a partir de linhagens seleccionadas que apresentam algumas características desejadas (ver endogamia). Tais híbridos são por vezes designados híbridos F1, ou seja, o primeiro híbrido (filial) geração, cujos pais eram (diferentes) plantas puras.

Um dos maiores desafios para manter uma tensão por meio de polinização aberta é evitar a introdução de pólen de outras espécies. Baseado em geral, como o pólen da planta tende a se dispersar, ele pode ser controlado em vários graus de estufas, caixas de altura da parede, ou o isolamento de campo.

Exemplos populares de plantas produzidas sob condições de polinização aberta incluem o tomate da herança.»



No original:

 Open pollination is pollination by insects, birds, wind, or other natural mechanisms, and contrasts with cleistogamy, closed pollination, which is one of the many types of self pollination[1]. Open pollination also contrasts with controlled pollination, which is controlled so that all seeds of a crop are descended from parents with known traits, and are therefore more likely to have the desired traits.
The seeds of open-pollinated plants will produce new generations of those plants; however, because breeding is uncontrolled and the pollen (male parent) source is unknown, open pollination may result in plants that vary widely in genetic traits. Open pollination may increase biodiversity.
Some plants (such as many crops) are primarily self pollenizing and also breed true, so that even under open pollination conditions the next generation will be (almost) the same. Even among true breeding organisms, some variation due to genetic recombination or to mutation can produce a few "off types".
Hybrid pollination, a type of controlled pollination in which the pollen comes from a different strain (or species), can be used to increase suitability, especially through heterosis. The resulting hybrid strain can sometimes be inbred and selected for desired traits until a strain that breeds true by open pollination can be developed. The result may be referred to as a hybrid inbred or inbred hybrid strain. To add some confusion, the term "hybrid inbred" also applies to hybrids that are made from selected inbred lines that have certain desired characteristics (see inbreeding). Such hybrids are sometimes designated F1 hybrid, i.e. the first hybrid (filial) generation whose parents were (different) inbred plants.
One of the bigger challenges in maintaining a strain by open pollination is avoiding introduction of pollen from other strains. Based on how broadly the pollen for the plant tends to disperse, it can be controlled to varying degrees by greenhouses, tall wall enclosures, or field isolation.
Popular examples of plants produced under open pollination conditions include the heirloom tomato

quinta-feira, 18 de março de 2010

Almanaques para Culturas Hortícolas


Para ajudar nas culturas, sobre a melhor altura para semear o que se deseja, eu recorro-me destes almanaques - O Seringador e o Borda d`Água.
Saliento que tenho preferência ao Seringador - é mais completo; informa o que se pode semear em todas as Luas; é nortenho - o que não quer dizer que não sirva para a região Sul e Ilhas; e o vice versa também é válido); mas também conta com uma "juventude” de 145 anos a informar.
O Borda d`Água refere o que se pode cultivar mês a mês, e ensina desde há 81 anos.
Façam as vossas escolhas...

Ah, cada um custa entre 1.5€ a 2€ , nos quiosques.

Ver o Seringador nos dois links que se seguem:

http://www.lelloeditores.com/catalogo/detalhe.php?id=555

http://www.lelloeditores.com/catalogo/detalhe.php?id=556

terça-feira, 16 de março de 2010

Novidades para 2010

Então aqui vai um pequeno "cheirinho" das ofertas/trocas (90% ofertas) para a temporada 2010:

Melões/meloas

- Gurbek (Rússia*)
- Lunéville (França) -  este é oval, portanto = melão
- Ha Hogen (Israel)
- Eel River Crane (USA) - só me deram 4 sementinhas...
- Prescott Found Blanc (França) - idem aspas... (atenção: Esta espécie é distinta do Prescott Hâtif)
- Tigger (julgo que é da Arménia)
- Opal Kugel (Alemanha)
- Marusja  Lesevickja (União Soviética*?... )* Estes talvez sejam de uma das antigas repúblicas soviéticas?... Hei-de encontrar a origem exacta...
- 3430 (Afeganistão)
- PI 2800   M8 (Hungria)
- Americanishe (Alemanha)
Tomates:
- Boars Hoof    -  (USA - Califórnia)
- Golden Jubilée    -  ( USA )
- Northern Light  (????????)
- Bychbe Heart is Orange  -  (?????) 
- Tiger like    -    ( Rússia )
- Costoluto  Genovese     -    (Itália - Riviera)
- Marianna``s Peace      -     (República Checa)
- Corrogo  /ou Korrogo      -   (Senegal)
- Russian Persimon /ou Khurma     -   ( Rússia )
- de Barao Jaune  /ou Barao Gold ou Barao Gelb, etc.    -  ( Rússia )
- Poil Blanc     -  ( França ) 
 Courgette  - Bianco di Sicilia
  
Cenouras - St. Valery
Não irei cultivar isto tudo porque não tenho espaço suficiente na horta, doutra forma era garantido!!! Escolherei alguns melões, e quanto aos tomates...talvez...talvez possa plantar um pé de cada?...
Bem...ainda tenho mais 16 novidades..............................................................que não vou divulgar (só após a colheita é que colocarei aqui imagens e comentários), e que SÃO TODAS PARA SEMEAR!!!
Apenas digo que das 16 novidades há melancias, nabos, beterraba, alface, beringela, pepinos, tomates e melões...
Nenhuma destas espécies se encontra á venda em Portugal!!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Meloa Petit Gris de Rennes

Meloa de origem francesa da região de Rennes.
Pesa entre 500 g a 800 g, em média. Foi a meloa mais temporã que eu tive na horta (15 dias de avanço sobre a segunda espécie). Mas este facto deve-se ao caso de eu a ter capado 3 vezes (uma vez chegava. E até sem capar *), por isso obtive frutos temporões, mas a produção foi mínima (3 frutos por pé…).
Esta meloa, em França, é vendida ao “estilo” do Casca de Carvalho, ou seja – nas feiras e beiras das estradas, etc. O porquê de não se encontrar à venda nos grandes estabelecimentos, deve-se ao facto de esta meloa ser muito frágil quando madura (não aguenta transportes e peso), e de muito pouca conservação. É preciso consumi-la o mais breve possível.
Atenção, isso do transporte não lhe retira mérito no paladar e odor!
Muitas pessoas consideram esta meloa como a melhor do mundo (?). É discutível; eu precisava de provar todas as outras espécies… e garanto que não fazia um grande sacrifício…
Consta que esta espécie existe á mais de 400 anos?...
(*) - Vantagens e desvantagens de capar: A vantagem de capar um melão ou meloa encontra-se na maturação mais precoce… Melhor explicado: as cucurbitaceae (melões, pepinos, melancias, abóboras), possuem flores machos e flores fêmeas. Ora, como é normal, só as flores fêmeas é que produzirão os frutos; as flores machos servem simplesmente para “machear”, nunca darão fruto!
Continuando nos melões/meloas: As primeiras flores que aparecem são todas machos, e o capar fará com que as flores fêmeas apareçam mais cedo, e assim, quanto mais se capar, mais temporão o fruto será.
Como reconhecer uma flor macho de uma fêmea: É simples, as flores fêmeas são todas portadoras dum pequeno fruto (neste caso o melão), que após ser polinizada pelas abelhinhas (e várias vezes) começará a crescer; a flor macho é uma simples flor…
Nas vantagens de capar também existem desvantagens, ou seja, quanto mais se capar, mais temporão serão os frutos (como já referi em cima) mas, a produtividade cai a pique… Eu este ano capei 3 vezes, mas não voltarei mais com este número – uma vez será o suficiente!
As desvantagens de não capar verificam-se nos frutos muito tardios, e menos saborosos. A vantagem da desvantagem é que produzirão enormemente!
Eu prefiro menos frutos, um pouco pró tardios, mas mais saborosos, e capar uma só vez dá esta conta…

 
Meloa muito saborosa e até com alguns “toques” de picante, com uma polpa compacta mas tenra.
É extremamente odorífica, como nunca “vi” (cheirei) outra igual.
Deixei uma meloa madura, um dia inteiro, em cima da mesa da sala, cruzes-credo… fiquei com a casa aromatizada, com um inebriante odor adocicado, e tentador…
Tem lugar “reservado”, no meu estômago (?), em 2010…
Nota 5

sexta-feira, 12 de março de 2010

Meloa de Lunéville

Meloa francesa da região que lhe dá o nome.
É filha do cruzamento entre o Noir des Carmes e o Prescott Hâtif (só não sei quem é o pai e quem é a mãe?).
Tem fama de ser uma das mais resistentes á doença e ao “capricho” do tempo…
Existem também em forma oval, ou seja, melões (eu tenho imagens desse facto). E consta que podem nascer meloas e melões no mesmo pé (????); comigo só nasceram meloas!
Semeada no mesmo dia que a Petit Gris de Rennes (PGR), só a colhi 3 semanas após ter colhido as primeiras PGR. Valeu bem a espera!
Muito deliciosa e suculenta esta pequena meloa.
Não é de uma polpa firme como a PGR mas não lhe fica atrás em termos de sabor. Já no que concerne ao odor, apenas se fica pela metade.
Eu acho-a uma pérola…
Nota 5

quinta-feira, 11 de março de 2010

Melão Prescott Hatif

O melão mais "fotogénico" que se pode ter numa horta... As "visitas" são todas atraídas para ele.
É francês e tido como muito temporão (aqui foi assim assim...).
 De lado, depois resolvi pousar esta parte que se vê, até amadurecer.
Ah, este melão exala um suave aroma perfumado, quando está maduro.
1.800kg de melão. A polpa é um pouco dura e não teve a doçura suficiente para me cativar (em termos de paladar, já que pela forma fui cativado).
Ouve cá em casa quem gostasse do sabor...
Nota 2

Meloa Collective Farm Woman

Meloa da Ucránia, com nome "inglesado" (para marketing).
Pertence à classe das inodoras.
O oídio das folhas foi um "presente" dos 2 ou 3 últimos dias de Julho, com chuva, logo de seguida veio muito calor e tratou-me da saúde do meloal...
Meloa crocante (é a primeira vez que provo um melão/meloa crocante!...), muito saborosa (até os melros gostaram... 2 dias antes de a retirar do quintal os "sacanas" trataram de a bicar; e se não a retiro atempadamente provava as sementes...)!
Nota 4

quinta-feira, 4 de março de 2010

Meloa Noir des Carmes

Meloa francesa. O nome Noir des Carmes significa Negro do Carmelo; a sua "criação" é dos monges ou freiras (?) da Ordem do Carmelo.
É tida como uma meloa temporã de muito bom sabor.
Esta cor que apresenta desde a nascença, muda para o laranja assim que está madura.
Nota - ( *sem nota, não provei)
Estas meloas (7 ou 8?) foram uma frustração... De todas as minhas especies que cultivei em 2009, foram as primeiras a germinar; mas no final...
Deitei-as todas para o entulho (compostagem) sem estar amadurecidas. Não provei nenhuma por causa do oídio, o "marvado"... deu-me cabo das plantas e assim não amadureceram.
Fica para uma próxima...