domingo, 28 de março de 2010

"Le silence des abeilles"

«Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, ao homem apenas restam quatro anos de vida. Não há abelhas, não há polinização, não há plantas, não há animais, não há homem.»

O silêncio das abelhas (Le silence des abeilles) é um título de causar assombro; o mesmo se aplica ás palavras proferidas por Albert Einstein!
As maiores polinizadoras e ajudantes do homem estão de “partida” deste mundo… e o culpado é, como de costume…o HOMEM!
Ano após ano, vemos uma “desertificação” nas nossas hortas e campos. Faltam abelhas, falta harmonia…
As andorinhas partem com a chegada do Outono e regressam logo ao primeiro “cheiro” da Primavera; as abelhas nunca partem para paragens mais solarengas, ficam entre nós, “hibernando” nos meses frios e “pavoneando-se” nos meses quentes. Mas agora, até parece que “apanham boleia” com as andorinhas, quando regressam a África, só que não tiram o “bilhete” de volta na Primavera…
Os cientistas tentam descobrir as causas deste “êxodo”. Alguns acusam os pesticidas, outros condenam os telemóveis (etc), outros ainda apontam o dedo aos transgénicos e agora até já há quem queira no “patíbulo” um certo vírus (que desorienta ou “aniquila” a rota das abelhas, tipo baleias e golfinhos, etc, que morrem encalhadas nas praias deste mundo fora…). Pois eu, “cientista” de horta aberta…acuso em 49% as quatro “bombas” dos cientistas, e ACUSO em 51% o HOMEM!
Todo o jardineiro consciente precisa de agir em prol da Natureza, e fazer um manguito aos pesticidas (e os telemóveis, por mim, podem ser todos “exterminados”. Passo bem sem “essa raça”)!
Eu confesso que só* utilizo Calda Bordalesa, tratamento muito eficaz nas doenças ou pestes hortícolas, e que além disso é considerada ou admitida na horticultura biológica, mas… Há sempre um “mas”…será mesmo tão “amiga” do ambiente ao ponto de excluir as abelhas das “suas malhas”?... Era bom demais…
* Como não quero como “amigos” veneno, agora procuro ser mais biológico possível, e em 2009 já utilizei como “sulfato” as urtigas, borragem, cravos-da-índia e hortelãs.
Este “sulfato” biológico é feito da seguinte forma: apanha-se um quilo de urtigas, coloca-se dentro de um balde de água de 20L, deixa-se 15 dias de “molho” e depois sulfata-se assim (depois de crivar), ou pode-se diluir em proporções de 3 para 1 (exemplo: 3L de água pura para 1L da água das urtigas). Também se pode regar directamente nos pés dos hortícolas (eu fazia assim nos tomateiros), mas é preciso não abusar, de 15 em 15 dias chega…
Ah! Aviso que esta infusão (ou demolho) ao fim de alguns dias começa a feder, mas nada de mariquices porque “ninguém vai morrer”, e é bem eficaz (experimentem nas laranjeiras quando tiverem ferrugem ou pulgões. Remédio santo).
Agora os vídeos: O primeiro é falado em francês. Para quem não entender a língua, eu aqui neste vídeo “apelo” ao maior comunicador destes casos: «há imagens que valem por mil palavras».
Simplesmente assombroso e terrificador os que as imagens transmitem! É inefável…
Espero nunca chegar a este ponto! Espero que Portugal jamais chegue a este estado! Espero que isto seja só um filme de Hollywood…
Traduzo apenas um pequeno enxerto desta “ficção”: Os agricultores desta região da China, usaram e abusaram de pesticidas nas culturas e pomares, exterminando toda a espécie de insectos, e que deixaram a região como se fosse Chernobyl (Ucrânia), ou seja, contaminada de veneno, e por várias gerações. Ora, os exterminadores (agricultores) foram pedir ajuda ao seu governo (chinês), para que este pudesse “limpar a merda” alheia… e o que é que o governo chinês fez ao agricultores?... O mesmo que eu faria, um MANGUITO!!!
“Coitados” dos agricultores chineses…precisavam de um Sócrates como Primeiro Ministro…



Desde já que dar-lhe os meus parabéns pelo excelente blog que aqui tem e por poder compartilhar os seus conhecimentos com os outros.
Neste comentário vi que usa "sulfato" de urtigas. Gostaria de saber se se pode "sulfatar" qualquer hortícula, como batatas, feijões, etc...
Enrique


Viva!
A intenção do blog foi mesmo essa, partilhar conhecimento.
Quanto à sua questão sobre as urtigas: Bem, para falar verdade eu nunca fiz essa infusão, pelo simples facto de não ser uma planta que abunde aqui na horta. E olhe que eu faço todo o cuidado para não as destruir – dou-lhes toda a liberdade de serem abundantes na horta.
Esta infusão que aqui descrevo no blog, foi simplesmente um relato que aprendi noutros “blogs” franceses, onde a descrevem como muito eficaz. 
Mas atenção, já fiz infusão de várias ervas e plantas “daninhas”, e principalmente, fiz em 2010 a infusão das folhas de uma planta que se chama Consoude de Russie (escrito em francês). Recebi esta planta (3 pés) através de uma troca de sementes com um colega francês.
Esta planta atrai muitas abelhas para as suas flores (e são daquelas abelhas “raras” de se ver). Mas na infusão, deixa um cheiro tão forte, mas tão forte e impregnado, que vários dias após ter sulfatado as árvores ainda cheira mal. Para manter a boa vizinhança, deixei de a utilizar em infusão… Ficam as abelhas a ganhar.
De todas as maneiras, quer a infusão de urtigas ou de qualquer outra planta, só tem como finalidade o combate biológico de pragas (piolhos, mosquitos, moscas, etc). Esta infusão não tem nenhum efeito no tratamento contra o míldio e o oídio – por exemplo!

continua...

Para concluir, relembro apenas um simples facto, que é o de não sulfatar as flores, sejam elas de que espécie for, e seja a infusão biológica ou de pesticidas
O alimento das abelhas é o pólen! Agora imaginemo-nos na “pele” das abelhinhas… A “lotaria” das refeições, por culpa do homem, passou a ser um “prato” envenenado ou um prato avinagrado…  Eu, “como abelha”, simplesmente, demito-me das minhas funções… (Este último parágrafo dá para rir mas, principalmente, dá para meditar)  
Espero ter ajudado!
Saudações,


Olá, estava a ver os comentarios e não pude deixar de pesquisar sobre a "Counsoude Russe"
Deixo aqui alguns links que espero que gostem:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Consoude
http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com/2008/10/consolda.html
http://www.gardenersworld.com/how-to/projects/make-a-comfrey-feed/
Marisa

Sem comentários: