quarta-feira, 24 de março de 2010

Anotações Soltas...

Como anunciei num post anterior, comecei a minha sementeira 2010. Entre os 4, 5 e 9 de Fevereiro semeei 12 sementes (tomates, pimento e beringela); ora, com este frio da Sibéria… nada germinou, e eu como não utilizo qualquer “artimanha” para aquecer o local onde se encontram os “vasos” (copos) com as sementes, considerando que qualquer meio fora do normal é prejudicial (reporto-me a aquecimento eléctrico, etc), enfraquecendo a resistência dos possíveis hortícolas aos “caprichos” do tempo, tenho, por tudo o que disse atrás, o “grosso” da sementeira de tomates em “águas de bacalhau”… Traduzo o latim: Era para semear todos os tomates entre o dia 22 e o dia 25 de Fevereiro, mas com este frio siberiano acho que adio tudo para Março, altura que tinha previsto semear melões, meloas, pepinos, etc (se o frio da Sibéria veio para o Sul da Europa, que frio tem então agora a Sibéria? O clima de Vénus?…). Posso garantir que, hoje, sexta-feira 19 de Fevereiro de 2010, a minha sementeira está sem data para começar…

Aquecimento global ou arrefecimento “natural”?...

É muito cedo para capar melões, em todo o caso, brevemente deixarei aqui num artigo com link`s sobre o assunto, e com imagens (desenhos). Mais tarde, quando eu capar os que eu semear, anexo as imagens dos procedimentos, a esse artigo que farei brevemente.

Melancias não se capam! Só para a experiência, capei uma no ano passado, e os resultados estão explicados no post sobre melancias (talvez na Orangeglo?...). Também não capo pepinos nem abóboras. Aqui no Minho só capam uma vez o melão Casca de Carvalho; as meloas não as capam!

Sem comentários: