quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Melancia Orange(glo)


Melancia “Orange-glo” (o nome correcto é Orangeglo*).
Espécie muito produtiva, com vinhas enormes e luxuriantes.
Os frutos podem alcançar 25kg (nada de sustos porque o recorde mundial da melancia é 122.18kg (268.8 ***pounds/Lb)!!! A espécie que obteve esta “pequena” proeza chama-se Carolina Cross. E existem mais espécies que “sem muito esforço” ultrapassam o peso desta “Orange-glo”).
Esta espécie parece que cresce a “olhos vistos”…porra! Todos os dias se notava que estava maior que o dia anterior; desde que o fruto nasceu até ficar do tamanho de uma bola de futebol passaram-se…15  dias!!!
Este fruto nasceu no 16 de Junho ( a semente do pé plantei-o no 7 de Março) e colhi-o em 16 de Agosto…O normal seria 20 a 25 dias após o 16 de Agosto (85 de maturação).
***
Video
O Arkansas, o Arkansas... o meu querido MINHO se tivesse o calor que tem o Arkansas até os "comia-mos"... Em vez de tirar uma melancia com 13.900kg, tirava uma com 139kg… Homessa...
Isto é mesmo para a brincadeira, porque eu não estou nada interessado em bater recordes de pesos. Se eu tivesse com essa intenção (que seja só nacional), eu teria comprado sementes dessa melancia (Carolina Cross), que existe á venda em sites americanos, mas não fui cativado e comprei de outras espécies. E até existem espécies de melancias que alcançam entre 40kg a 60 kg sem muito esforço (ex: Kolb's Gem; Mountain Hoosier, Florida Giant, etc), e essas sementes também estão á venda, mas eu passei ao lado…
Tinha 13.900kg (31 lb) quando a colhi; e ainda cresciam no pé mais 2 melancias (uma já teria 5kg e outra uns 3kg).
Vamos lá explicar o porquê de eu não colocar o nome correcto sempre que a menciono: Então é assim, esta melancia devia chamar-se Orangeglo, e é de uma polpa cor de laranja brilhante, muito afamada pela sua enorme doçura, crocante e tropical.
Devia chamar-se, mas já não se chama… Eu explico: Eu obtive as sementes desta melancia numa troca de sementes de um fórum estrangeiro. Do outro lado, um italiano, pedia-me sementes de melão Casca de Carvalho. Eu enviei-lhe entre 15 a 20 sementes do que ele me pediu, e acrescentei mais umas ofertas de outras espécies. Até ao momento está tudo bem…
Recebi a carta do italiano com a “fantástica” quantia de 5 sementes da melancia… Continua tudo bem…
Em Março semeei só 3 sementes e germinaram a 100% . Tudo bem!
Pelo caminho tentei fazer experiências nas melancias; coloquei 2 numa estufa/túnel e uma terceira num sítio mais afastado e sujeito às agruras do tempo (foi o que se arranjou) e só com Sol na parte da tardinha. Depois, numa das que estava na estufa/túnel, fiz-lhe alguns cortes de ramas (capar). Tudo mal… A lição é NUNCA tentar fazer numa melancia o que se faz com os melões! Eles precisam de todos os ramos e folhas sãos para obter a fotossíntese! Este pé deixou de crescer. Arranquei-o! Já começa a piorar…
Quando a colhi a melancia da imagem, estava convicto que era aquilo que “me tinham desenhado”… Desilusão, frustração e mais qualquer ão… Saiu-me a “fava”: Era vermelha, farinhosa e muito oca… Serviu toda para compostagem! (Perdi as imagens que tinha do interior da melancia!)
Italiano mafioso duma figa (risos)…
A conclusão é que esta semente que deu este pé devia ser híbrida?...
O porquê desta minha conclusão é que os outros 2 frutos deste pé também saíram vermelhos (mas agora já não eram farinhosas. Também não as deixei crescer tanto. Mas, por outro lado, tinham sementes até dizer basta!
E agora falta o pé de melancia que ficou afastada das “luxúrias” da estufa/túnel, e que SÓ apanhava Sol na parte da tardinha: Pois é, a coitada (coitado eu…) não cresceu muito (3kg e tal), por falta de Sol. E quando a colhi e depois abri…surpresa: Era laranja brilhante, mas com pouco açúcar!
Italiano “marvado”…
Orangeglo:
***********************************************************************
Comentários:

Olá antónio .
E ainda os Italianos chamam aos vigaristas "portuguesi" sabe-selá por quê. Devem estar a ver-se ao espelho.
Bom o motivo da minha intervenção é a seguinte. É capaz de me dizer onde comprou aqueles arcos que eu julgo serem uma armação de uma estufa tunel?
É que ando a tentar arranjar daquilo mas não consigo aqui nos açores...
Abraço.JOBA  http//:olugarnuncapensei.blogspot.com

joba a 12 de Abril de 2010 às 21:19
Olá, viva!

Os italianos só se estão a referir ao partido xuxalista, à justiça (injusta) e a alguns juízes nacionais… Eles até já tem uma citação “muito porreira” (pá), que diz assim: «Portugal é uma tragédia grega… e Sócrates é o seu mentor…
Após isto, só me resta citar uma máxima muito portuguesa… «Estes romanos são loucos…»
Quanto aos arcos, é fácil: foram adquiridos numa loja de ferragens. São barras de aço utilizadas na construção civil. “Cobri-os” com mangueira velha e tubo utilizado para passar os fios de electricidade (isto é para não cortar o plástico).
Joba, espero ter ajudado…?
Cumprimentos,
António
António a 13 de Abril de 2010 às 23:13
Plenamente de acordo Caro António.
Entretanto já comprei online umas semente do oxaca e também de um tomate amarelo ( que já comi em casa de um amigo e é de chorar por mais)
Realmente a solução dos tubos é bem conseguida. Vou tratar do assunto. Nós aqui para termos uma colheita razoável de melancia, cobrimos o chão todo com plástico, e depois fazemos as mudas de 2 em 2 metros. O porquê de tanto desperdício? É a única hipótese que temos de combater os infestantes, ou então andávamos a sachar todo os dias. É que embora os Açores tenham uma pluviosidade idêntica à do Minho, as temperaturas são mais elevadas, logo faz com que as ervas daninhas lutem de igual para igual com as culturas.
O mesmo fazemos com os tomateiros. Filas de plástico de 1 metro no chão, mudas de cada lado e assim podemos estar mais descansados quanto às invasoras. Acredite é complicado. Só para ter uma ideia, muitas das plantas ornamentais, tornaram-se em invasoras depois de introduzidas na ilha, apenas por descuido.
Abraço e obrigado pelo conselho. Caso queira experimentar a cultura do maracujá, diga que lhe enviarei uns pés. joba
joba a 14 de Abril de 2010 às 12:18
Joba, mas as melancias precisam desse espaço (largueza); eu aqui é que as planto juntas por falta de espaço, caso contrário, eu dava-lhes 4 metros quadrados por pé (no mínimo).
«Nós aqui para termos uma colheita razoável de melancia, cobrimos o chão todo com plástico,...»
Eu já vi esse sistema num fórum francês; mas lá a plantação era de tomates (pouco importa o que se planta, desde que dê resultado é o que interessa).
«Caso queira experimentar a cultura do maracujá, diga que lhe enviarei uns pés»
Agradeço-lhe a oferta, Joba, mas já tenho; e aqui sou eu que já começo achar esta planta uma invasora (uma laranjeira já está a ser "assaltada". A ver vamos onde isto vai acabar...).
Cump.

Sem comentários: