segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tomates sem imagens

Este poste é dedicado ás espécies de tomates que cultivei em 2008, mas por falta de máquina fotográfica, não existe imagens para as exibir aqui!
Eis, então, as espécies sem fotografias:
- Cléota Yellow
 - Orange Bourgoin
- Caspienne Rose
- Muchamiel
- Pêche Blanche
- Stupice
- Marvel Striped
- Orange Queen
 - White Queen
- Missouri Pink Love Apple
- S. Marzano
- Ananás Verde
Mais adiante deixarei comentários sobre cada espécie, e um link estrangeiro para o visitante poder visualizar o fruto que representa o nome!
Não pontuarei estas espécies, porque na verdade, não me lembra bem que nota merecem?... Isto não quer dizer que não sejam bons, mas também é verdade que alguns são dos que eu menos gostei (os 2 últimos desta lista); e depois, como tenho novas espécies para cultivar, e faltando espaço, “alguém” tem de ser sacrificado…
Mas atenção, o Cléota Yellow tem lugar marcado na horta já deste ano…Este é um tomate de eleição, para uma pontuação entre o 4 e o 5???  É um “coração de boi” todo amarelo e saboroso!
O Caspienne Rosa ainda não está excluído (nem nunca estará); foi, entre as 35 espécies cultivadas, o meu tomateiro mais temporão; com um (ou dois?) cacho carregado de tomates médios/grandes, de um tom rosa e saborosos!
Já o Muchamiel foi o tomateiro que “pariu” mais tomates entre as espécies médios/grandes (sem mentir entre os 15 e os 25? ). Este ano vou tentar assinalar esses dados que faltam, a ver:
- assinalar quantos tomates produz cada espécie (sempre que for buscar um tomate maduro a X ou Y (etc) assinalo num caderno; no final faz-se as contas).
- pesar cada tomate e assinalar na respectiva espécie o facto; no final saberei quantos quilos produziram.
- qual foi o dia que colhi o primeiro tomate, de cada espécie, e qual foi o último.
- Etc.
O Marvel Striped é um tomate mexicano da mesma região que pertence o meu fruto favorito (Oaxaca).
O Orange Queen é uma “tangerina” deliciosa, com um tom laranja muito carregado, tanto exterior como interior.

Sem comentários: