domingo, 28 de fevereiro de 2010

Melão Casca de Carvalho

Melão oval, português, natural das regiões entre Minho e Douro.
Pode alcançar os 5kg, é doce e picante (quando sai a “sorte grande”…).
  Este pesava à volta de 3kg mas não foi do meu agrado. Faltou o picante!
Nota 2
Este melão é muito "caprichoso" e precisa de um bom profissional para saber tirar vantagens desta maravilha; é como se fosse um diamante bruto, e precisa de ser delapidado... É um excelente melão para "horteiros" amadores que gostam de bons desafios na horta!..
O verdadeiro profissional tira destes diamantes:
 Resultado: Picante e doce!
Querem melhor?... Só na farmácia...
******************************

Desculpe lá mas eu sou alentejano e este não me parece o "casca de carvalho"... no Alentejo chamam-lhe meloas...
Parece um cantaloup grande (a casca)
saudações - AM/CM


Olá, viva!
AM, o melão Casca de Carvalho é originário das regiões entre Minho e Douro!
Ora, neste momento, ele está classificado em 3 ecótipos (e acho que já li algures que poderia haver mais um ecótipo = 3+1?...); e nessas 3 zonas de ecótipos, o melão Casca de Carvalho tem diferenças visíveis (ao nível da casca), no entanto não deixa de ser o mesmo melão!
É normal que o melão Casca de Carvalho seja diferente no Alentejo; como é normal um açoriano cultivar este melão e ele ser diferente do original, e até do seu cultivado no Alentejo!

AM, imagine que em pleno Alentejo existe (?) um monte com 100 metros de altura (por exemplo…), e você cultivava este melão num terreno no cimo deste monte, e cultivava o mesmo melão em baixo desse monte; pois o clima do cimo desse monte teria influência no solo, e por consequente no cultivo do melão, e assim o melão cultivado no cimo do monte já nasceria com diferenças ao cultivado 100 mais abaixo, mas na mesma região?...

O solo também é um factor de influência!

Neta mesma “linha”, as espécies de melão/meloa estrangeiras que eu cultivei aqui na horta, vão se adaptar, ano após ano, ao clima da região, e assim ganhar as características locais, ou seja as “rugas” que se vêem no Casca de Carvalho (e isso já aconteceu logo no primeiro ano, 2009, com as meloas Lunéville e Petit Gris de Rennes. Quando amadureceram, apareceram as tais “rugas”, facto “anormal” na sua origem, pois elas são completamente lisas). Mas o seu interior julgo (?) que nunca sofrerá mutações, a não ser em caso das hibridações?...

AM, em Portugal, no “mundo do meloal”, o que é OVAL é Melão e o que é REDONDO é Meloa!Em França redondo ou oval não tem diferenças…É TUDO MELÃO (farinha do mesmo saco)…Nos USA utilizam dois termos: Cantalup e Muskmelon. Ora, aqui é que o “gato torce a porca”…porque nestas duas categorias existem melões ovais e redondos, tudo junto… Por isso não sei o real significado que eles o caracterizam?...Eu sou muito crítico a muitos temas relacionados com Portugal, mas nesta denominação, o nosso país leva vantagem! Cump. 
Veja os link`

http://www.drapn.min-agricultura.pt/draedm/centrodocumentacao/revista_pdf/12.E.Varandas.pdf

Sem comentários: