quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tomate Branduwine

                                                                           Brandywine
 Tradução livre: Tomate Conhaque
 Esta espécie é uma das mais célebres do mundo: Variedade ancestral clássica, com renome de excelente sabor, rico e complexo dos seus frutos. Fruto vermelho rosa, do tipo “beefsteak”*. Muitos coleccionadores afirmam que é o melhor tomate do mundo!
Eu confirmo que tem um sabor frutado e delicioso, com vários aromas (mas que não consigo distinguir); e, em igualdade, com o Chianti Rosa, são os melhores tomates vermelhos/rosas que eu degustei! Em todas as espécies que provei, só o Oaxaca os ultrapassa (isto é uma opinião minha, do meu paladar - “outras bocas, outras sentenças…”).
“Envolto” numa espécie de “mitologia”, segundo a qual, esta espécie tem origem na comunidade Amish, da Pennsylvania, desde o século XIX. Verdade, verdade, é que os Amish possuem imensas espécies hortícolas, e todas elas são consideradas das mais saborosas.
Tomateiro bem produtivo, com frutos maduros em inicio de época, e sempre a nascerem mais (tive tomates até ao inicio de Novembro, altura que arranquei os tomateiros).
Existem várias espécies do Brandywine, e o mais antigo e referenciado é o Brandywine OP – Open Pollination -, de tomates grandes (que podem ir até ao quilo); ora, esta espécie foi uma das que eu adquiri (num site canadiano), e como o tomate que se vê na imagem não é grande (beefsteak), e também como só plantei um pé - portanto gastei uma semente, não sei se foi alguma semente misturada de outro Brandywine, ou se foi uma semente retirada de um tomate mais pequeno, o que originou este “pequenote”?...
Em todo o caso já tenho sementes adquiridas noutro site (USA), assim este ano tiro as dúvidas…  
Folhagem batata
Altura: 3m
Origem: USA
Nota: 5
  
Outros Brandywine`s:
Brandywine Apricot OPou Brandywine Abricot OP - Brandywine Big Purple
ou Big Purple Brandywine - Brandywine Black OP - Brandywine Cherry OP - Brandywine Gail's Strain OP - Brandywine Glicks Strain OP - Brandywine Grimpante OP - Brandywine Heart Shaped OP - Brandywine Joyces Strain OP - Brandywine Liams OP - Brandywine off the Vine OPou Brandywine OTV * OP - Brandywine Pawer's Strain OP - Brandywine Pink OPou Brandywine Rose OP. (variedade já fixada em 1880) - Brandywine Pink Early OP - Brandywine Platfoot Yellow OPou Brandywine Yellow Platfoot Strain OP - Brandywine Purple Pear - Brandywine Red OP - Brandywine Sport OP - Brandywine Sudduth's Strain OPou Quisenberry Strain OP - Brandywine Yellow OP…
* Beefsteak no “mundo tomateiro” tem a conotação de grande tomate, do tamanho de um bife.

Sem comentários: