segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tomate Black Cherry

                                                                     Black Cherry
Tradução livre: Cereja Negro
Tomates pequenos tipo cereja de cor chocolate.
Crescem em galhos de 8 a 12 frutos, e com um peso de 20 a 25 gramas cada tomate.
É uma espécie de tomate temporão (claro que eu me estou a cingir ás espécies “exóticas”), e com uma produção que dura toda a temporada. Começa com uma produção “ligeira” e quase “envergonhada”, e á medida que se vai retirando tomates maduros, vão nascendo mais galhos com imensos tomates (uma coelha a parir crias não consegue ser mais “generosa” que estas espécies de tomates cerejas… Um pequeno “off- topic: existe uma espécie de tomate cereja que produz galhos de 200 frutos…).
O excesso de água fará os com que os tomates rebentem (rachem), por isso nada de exageros.
São “simplesmente” deliciosos”! É um regalo e uma tentação na horta; sempre que passo ao pé deles (e não só…), não perco uma oportunidade de comer 1 a dois tomates, logo no momento. Esta espécie, muito provavelmente, é mais consumida por mim, directamente na horta do que numa salada! Confesso que gosto de provar os tomates assim a “cru”, logo ali na horta, descobrindo o VERDADEIRO sabor do fruto, sem cozinhados nem ingredientes á mistura. Familiares meus acham “estranho” este meu actuar… Ainda bem que eles não querem provar assim os tomates…poderiam vir a gostar tanto como eu, e depois era uma “chatice… “Aprendi este proceder” em sites estrangeiros, onde os coleccionadores de tomates fazem o mesmo (é verdade que achei um pouquinho estranho de inicio, mas após eu ter “seguido a lição”, descobri o quanto eles são inteligentes…e mais não digo…).
Bem, então é assim: quando degusto este tomate directamente do tomateiro, depois de os lavar (uma garrafa de água está nas imediações para o efeito…), coloco-o inteiro dentro da boca, “cerro” os lábios, e com a língua aperto o tomate contra o céu-da-boca, fazendo-o explodir no interior… É um sabor indescritível… 
Das espécies de tomates que eu possuo, existem duas, que se eu tivesse de dizer que são “falsos” tomates, e que parecem mais um fruto exótico, ainda sem um nome exacto, eu direi que este e o Oaxaca são esses tais frutos!
Um bombom da Natureza!
Folhagem normal
Altura: 2.5m
Origem. USA
Nota:5

Sem comentários: