quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Tomate Negro da Crimeia

                                                          Negro da Crimeia
 Considerado o tomate negro por excelência (este e o Andino C. são na actualidade, talvez…os tomates mais procurados e comentados).
Certos coleccionadores consideram-no o tomate mais doce (só não percebi se a conotação é referente a todas as espécies ou só aos negros?...), outros atribuem-lhe um sabor salgado (valha-me DEUS…).
Também consta que é o tomate mais adorado das crianças, pela sua total ausência de acidez.
Falando por mim, eu simplesmente “a-do-rei-/o”!  É bem doce, com um sabor rico e açucarado; e como outros, parece que possui vários aromas misturados no seu paladar (Quais?...Quem souber que me diga…).
Sensível ao encadeamento do Sol, bastante visível nas folhas da imagem, mas ao mesmo tempo, suporta bem a seca (este ultimo facto é “coisa” normal nos tomates em geral, mas tratando-se de uma espécie de regiões mais geladas, é uma qualidade para realçar.
A sua cor é mesmo essa que a imagem mostra; escuros ou “neguinhos” como o chocolate, e quanto mais calor fizer mais escuro eles ficam.
A sua origem é na região do Mar Negro, na Crimeia (Ucrânia).
Folhagem?..(não consigo perceber bem, mas parece-me folhagem batata…)
Altura: 2m
Origem: Ucránia
Nota: 5

Sem comentários: