sábado, 1 de maio de 2010

"Le silence des abeilles" - Parte II

"Le silence des abeilles" = 1

http://hortaminho.blogspot.pt/2010/03/o-silencio-das-abelhas.html

**************************************************************

Continuando o tema do post O Silêncio das Abelhas; apresento agora o segundo vídeo como havia anunciado.
Este vídeo é uma sequência de 6 episódios; com áudio em inglês e legendas de português. Caso pretenda ver os seguintes vídeos só tem de seguir os links do YouTube.

Sobre as abelhas, gostava de ter aqui um discurso “solene e utópico”, mas aí já seria um discurso politico… sem subsistência nos actos, oco de valores e vontades, iguais ao que apregoam ao povo quando vendem a banha de cobra, mas que mesmo assim seduzem os incrédulos…abismados com palavras mágicas…e promessas de um Novo Mundo…
Não!!! Não embarco nessa Nau… Vou simplesmente ser conciso e directo:
- Imagine o Mundo antes dos pesticidas…
- Imagine o Mundo sem abelhas…
- Imagine o Mundo sem o Homem…
- Imagine…

Este foi o meu discurso em prol das abelhas; muito pobre e sem vigor, entorpecido como a maioria dos homens… que se inflamam em batalhas sem valores e vazias, ignorando ou desprezando as batalhas da sobrevivência da humanidade…
(((Um pequeno segredo: eu não sou DEUS mas se fosse…que limpeza eu fazia ao homem…eu incluído, é claro; mas fazia cá uma reciclagem nesta “espécie” chamada humanidade…)))

Existem mais de 20.000 espécies de abelhas, das quais 85% são solitárias.
Para quem quiser ajudar as abelhas (entre outros insectos), para além de renunciar aos pesticidas, deixo aqui uns links muito interessantes, de como se pode “cativar e agradecer” aos insectos amigos do jardineiro ou agricultor.
São pequenos nadas que ajudam os insectos, fáceis de elaborar, basta apenas um pouco de vontade, generosidade e paciência. Além disso, é uma forma de os manter no jardim ou na horta, e assim mais próximos de “amparar” o homem (polinizar).
Quero salientar algo muito importante: as abelhas polinizadoras não têm nada haver com as vespas (estas últimas são umas “marvadas”). As abelhas polinizadoras são mansas e nunca atacam o homem (pode parecer estranho…mas eu faço festas nas abelhas – hei-de tirar fotografia para provar – como se lhes estivesse a pagar uma carícia de agradecimento pela sua ajuda, mas é claro que elas, ao sentirem os meus dedos, “fogem logo a sete léguas” para outra flor. Jamais alguma me atacou por eu fazer isto!).

"Primeiro"

"Segundo"

"Terceiro" (Atenção: este é um hotel 5 estrelas... não é para todos os bolsos...)

"Quarto"

"Cozinha"...(Não sei contar mais...)
Isto é o meu dedo a fazer festas numa abelha das grandes (abelhão).
A imagem esta sem grande visualização (máquina fraquita mas para o que é serve); mas aquele amarelo e negro por baixo do meu dedo é uma abeilha, que por seu lado esta "pastando" em cima duma phacelia!
Acho que a culpa...é do flash, e eu não sei desligar aquela "treta" e nem vou perder tempo a ler as instruções...
(Phacelia)
(Borragem)
As ingratas...ainda não aprovaram o "albergue rústico" que eu lhes ofereci...
                                                Laranjeiras e limoeiro sem sulfate!


                          Laranjas de umbigo (esta espécie é uma Senhora Laranja, DE-LI-CI-O-SA...)
"Meia dúzia" de batatas semeadas em 12 de Março; sulfatadas com calda bordalesa, pela primeira vez, na semana passada.
Quem pretender sulfatar (com calada bordalesa, é claro), que o faça com precaução e moderação, ou seja: Nunca sulfatar em período de floração! Nunca sulfatar com vento! Nunca sulfatar de manhã nem á tarde – faça-o quase ao anoitecer, já com as abelhas recolhidas, dando assim tempo para que a noite possa fazer secar o sulfate!
Eu nunca sulfatei melões, pepinos, melancias e cabaças, só mesmo os tomateiros (antes de ganharem flor), as batatas e árvores de fruta: citrinos, laranjeiras, limoeiro e clementina. Mas só sulfatei os citrinos uma vez, no Inverno de 2009, “colhendo” a ilação de não mais sulfatar.
Quero salientar um facto muito importante: estes citrinos (excepto a clementina), são mais velhos do que eu, e foram plantados pelo meu avô (falecido à mais de 20 anos), e que eu me lembre (?) nunca levaram sulfate em cima (excepto o tal ano de 2009).
publicado por António às 00:15



Transgénicos serão a causa.Sou apicultor no Norte de Portugal e a cerca de 6 anos que me debatia com o desaparecimento dos enxames no meu apiario, hoje em dia tudo me faz crer que o cultivo de transgénicos serão a causa.quem for apicultor que coloque uma colmeia perto de uma plantação de milho transgénico e verá o resultado...



Estou fascinada e assustada com o que se passa com as abelhas.
Eu tratei as laranjas com produtos naturais e vou fazendo esperiencias sempre de uma forma natural.
vamos fazer uma campanha a esse favor, contra os trangenicos, granulados e todas as formas quimicas e antinaturais que se usam por aí
eugenia

Sem comentários: