sábado, 15 de maio de 2010

Sementes Puras & Sementes Híbridas

Eis um tema que me está a “esturricar” os meus neurónios! …
Vamos lá por partes: primeiro eu não tenho nenhum curso de horticultura, agricultura, ciências ou genética (etc); a minha escolaridade é o “antigo” 2º ano de escolaridade (julgo que hoje em dia se chama o 6º ano?...). Não chegou para aprender sobre tomates, melões ou salmões… Tudo o que sei, aprendi nos últimos 3 anos (familiares e net); primeiro a teoria e depois foi só pôr em prática (e agora é só aperfeiçoar).
Segundo, não aprofundei muito o tema híbrido porque, simplesmente, não me convêm nem me interessa muito (mais adiante esta frase será entendida…)!
Terceiro, se não sou de muita confiança em falar em híbridos, porque há questões que me deixam em dúvida e intrigado (eu sempre que tiver essas duvidas, deixo entre aspas 3 pontos de interrogação, para o leitor poder pesquisar pelos seus próprios meios), dizia que se não sou de muita confiança em relação aos híbridos, podem confiar no que eu falar sobre sementes puras, e como se deve proteger!!! O porquê desta confiança, é porque este tema, quando necessitei, foi de enorme interesse da minha parte, e como tal, pesquisei e questionei pessoas conhecedoras desta matéria.
(...)

Vamos lá ver então, o que é uma semente pura e uma híbrida!

Semente pura: Uma semente pura é a combinação de 50% de genes da mãe e 50% de genes do pai.
Já está, simples não?...
Semente híbrida: As sementes híbridas são a primeira geração de descendentes de duas linhas distintas e distantes dos pais da mesma espécie.
Aqui já têm 25% de genes da mãe, 25% de genes do pai, e os outros 50% (???) são genes de outra espécie. O termo genético para esta geração é um simples “F1” (não confundir com Formula Um, automóvel…), que significa Filial 1, ou seja: a primeira geração filial de sementes, plantas ou descendência animal, resultante do cruzamento sexual de tipos parentais diferentes.
Um bom exemplo entre os animais é o cruzamento entre um jumento com uma égua, resultado “temos” a mula. Mas se o cruzamento for invertido, ou seja, um cavalo com uma jumenta o resultado é o bardoto (cruzes-canhoto…).
Uma semente retirada de um híbrido pode ser estéril, mas o certo e garantido é que o fruto que daí nascer já será diferente da geração pura (exemplo: cultivar um pé de melão Casca de Carvalho junto de um pé de melão Branco do Ribatejo, ao colher sementes desses melões, para cultivar no ano seguinte, já não nascerá um Casca de Carvalho ou um Branco do Ribatejo – serão simplesmente novas espécies, em constante mutação…).
Mas as espécies só se hibridam entre espécies da mesma espécie e não do mesmo grupo… Vamos lá ver se consigo desatar este nó (…), por exemplo: Cucurbitaceas é uma família de plantas que reúne 750 espécies, das quais fazem parte os melões, pepinos, melancias, abóboras, cabaças (etc), ora, o horticultor pode cultivar na sua horta uma espécie de cada um destes hortícolas, sem haver risco de hibridação, mas já não pode cultivar várias espécies de melões (como eu faço), porque o resultado é a hibridação garantida, a não ser que faça a polinização manual! Atenção: há algumas excepções… nesta classe, cucurbitaceae, e principalmente no que mais me interessa (melões e pepinos), descobri uma espécie de pepino (há quem o defina como pepino e há quem o classifique como melão…), que é altamente hibridável com os melões. Trata-se de uma espécies da Arménia e chama-se armenian cucumber.
O porquê das sementes híbridas F1 no mercado: Uma semente híbrida F1 é a garantia (…) de melhores rendimentos do que uma semente pura! Os híbridos foram criados com ênfase na produtividade em detrimento da robustez e resistência. Mas “este doce” (produtividade) tem um custo, ou seja, o híbrido exige mais fertilizante, herbicida, pesticida e demasiada água! Mais: uma pessoa que compre sementes híbridas F1 não pode colher as sementes que daí nascerem (F2), por isso “é um negócio da China” para esses comerciantes. Um bom exemplo sobre este facto é a meloa Gália: de origem israelita, esta meloa é um híbrido F1. Muito saborosa e bastante cultivada no Alentejo mas, no entanto, os agricultores são obrigados a adquirir sementes todos os anos (já que o F2 é uma “desgraça”…). Portanto, esta meloa é criada por pais distintos e distantes (que nós não sabemos quem são, só mesmo os israelitas). Mas esta meloa (F1) pode ser estabilizada (a palavra correcta para este termo é desibridada), ou seja, os agricultores colherem sementes protegidas do F1, o que já passariam a F2, colher as sementes protegidas do F2, o que passaria a F3, etc. Isto é um processo que demora “algumas gerações”; pode ir de um mínimo de 7 anos, um “médio” de 10 e um máximo de 20 (???). O “problema”, como já dei a entender anteriormente, é no momento que as sementes são F2 e F3, principalmente (???), pois consta que é preciso semear centenas de plantas, para conseguir obter alguns frutos (???*).
Uma enorme confusão que vai nos meus neurónios é: Se quando protegermos um fruto puro e assim obtemos sementes puras, então quando se protege um híbrido F1 porque é que ele dá em F2????????? Terei compreendido mal?!?
Mais, a meloa Gália (é desta que estou a tratar neste momento) ao passar para F2 e depois F3 (etc), deixa de ser a meloa que nós conhecemos, ou seja, ganha outras formas ou características, e só volta a aparecer com as características iniciais (como a conhecemos no F1, o estado actual), por volta do F6/F7 (???), que depois precisa de mais uns anos de sementeira para confirmar a estabilização!
Acabei de esturricar uma dúzia de neurónios…
No mercado nunca (?) se encontra à venda sementes F2, F3, etc. Só mesmo puras e os híbridos F1. Atenção que muitos vendedores não sinalizam a qualidade do que vendem, e depois a “fava” sai ao cliente desprevenido… E há outros comerciantes que vendem “gato por lebre”…Eu já plantei melões Casca de Carvalho (o que vinha na imagem da carteirinha) e sai-me… o Verde Tendral… Outra vez plantei abóbora Menina e sai-me a Porqueira…
O que é um híbrido F2?!?
Um F1 é a primeira geração de descendentes de dois pais diferentes de linhagem estável.
Um F2 é a prole de dois desses F1.
Então é assim: Um Casca de Carvalho cultivado junto de um Branco do Ribatejo = F1 (tanto seja as sementes colhidas do Casca de Carvalho como do Branco do Ribatejo. Claro que serão diferentes umas das outras, ou seja: as sementes colhidas do Casca de Carvalho podem dar um melão com rugas, branco e polpa laranja (etc), e as sementes recolhidas do Branco do Ribatejo dar um melão (ou meloa?) com rugas, ou liso, verde e de polpa salmão (etc). Mas este facto está nas sementes do fruto que nasceu, ou seja, quando se semeia duas espécies puras juntas, neste caso os Casca de Carvalho e o Branco do Ribatejo, os frutos que daí nascerem são idênticos aos pais, a hibridação está nas sementes que esses frutos portam em si, e que só será visível no ano seguinte, quando se semear.
Tudo o que estou aqui a falar também é válido para os tomates (por exemplo)!
Este asterisco * que se encontra mais acima, é causa de “massacre” nos meus neurónios e aparecimento de cabelos brancos no meu “melão”… Eu explico: segundo entendi é na fase do F2 que se fará a escolha do futuro fruto que se deseja – branco ou castanho (etc), pequeno ou grande, oval ou redondo, doce ou picante, etc. Ora, e é por isso que se deve cultivar centenas de plantas, para poder encontra as características mais ao agrado do seu “criador”. O que me consome e esturrica os neurónios é: então se por volta do F6 ou F7 (???) a meloa Gália volta a ter as características do F1, que escolha se faz, então, no F2??? Que pode ser oval (melão) em vez de redondo?????????????
Fujam que estou a chamuscar…
Ainda não acabou a confusão e a chamuscada…

Por agora fico-me por aqui, estou cansado e saturado. Tenho muito trabalho na horta e não me posso dedicar com mais empenho a este tema. Será um tema a rever no Inverno, quando os trabalhos da horta estão a “hibernar”, portanto mais disponível para fazer a pesquisa!
Julgo que em alguns momentos deste post “meti os pés pelas mãos”… mas eu avisei que não tenho os estudos para tal, mas também não preciso de tanto…a mim, basta-me bem explicado uma vez que a “coisa” fica logo entranhada nos neurónios!
Para não complicar mais do que já está, decidi apagar alguns parágrafos que se encontravam logo a seguir à frase « Ainda não acabou a confusão e a chamuscada… »!
Deixo a todos os visitantes, os conhecedores do tema e os que pretendem aprender, o “blogue aberto” às vossas opiniões, sugestões e informações (ou seja, os vossos comentários, apesar de eu os moderar, serão publicados).
O tema híbrido é um tema muito extenso e complexo; e todo ele tem por obrigação passar nas “malhas” das Leis de Mendel!

Outro facto sobre híbridas: «As sementes híbridas e seus adubos necessários, pesticidas e sistemas de irrigação tem aprisionado muitos dos agricultores mais pobres do mundo em um ciclo de endividamento. Na Índia centenas de agricultores cometeram suicídio devido a dívidas.
« A substituição de fertilizantes químicos por métodos orgânicos de devolver os nutrientes ao solo, como a compostagem, rotação de culturas e esterco cria solos sem vida empoeirado propensas a erosão do solo. Um número estimado de 24 bilhões de toneladas de solo é erosão das terras agrícolas do mundo a cada ano. Os níveis de poeira na atmosfera mais baixa triplicaram nos últimos 60 anos.».
Palavras para quê…

Dois vídeos em inglês:
Primeiro - A
Segundo - A


P.S. – Amanhã ou segunda-feira, insiro o post sobre protecção de sementes, com imagens.
Era para ser junto com este post, mas finalmente decidi que devia ser noutro artigo!
publicado por António às 18:51

Olá, antes de mais, muitos parabéns gosto muito do seu blog. Tenho aprendido muito! Sei que não deve por cá andar tão cedo, pelo que li, mas qd voltar diga qualquer coisa. bem mas vamos ao meu comentario sobre F1. As linhas parentais dos F1 são apuradas de modo a serem o mais homozigotico possível (nas caracteristicas que importam). O que significa por ex meloa A, é aa num determinado gene e a meloa B é bb.Todos os descendentes vão ser obrigatoriamente ab.Agora no F2: temos 2 pais que são ab, mas os filhos deles podem ser: aa, bb, ab. Isto em várias caracteristicas ou genes ao mesmo tempo dá uma salganhada! Se fosse só 1 gene ainda tinhamos 50% de hipotese de ter meloas Gália (ab + ab = aa,ab,ba,bb, em que ba=ab), mas em muitos dá filiação muito diferente de uns para os outros!!! As sementes puras, são homozigoticas na maioria das suas caracteristicas que importam, portanto se o pai e a mão são aa, os filhos também o são! Não percebo especialmente de genética vegetal, nem de nenhuma genética em especial, mas esta é a base por detrás dos F1, muito simplificada, claro! Espero ter contribuído alguma coisa! Muitos parabéns e espero que volte em breve. Marisa
Marisa a 30 de Junho de 2011 às 23:41

Gostei do blog. Parabéns
Olá amigos
correctivos agricolas, calagem de solos a 26 de Novembro de 2010 às 12:20

Caro companheiro de "armas" António.
Para 3 anos de "tomatina" está um catedrático. Sintéticamente;(Não parece à primeira vista, mas atendendo a tudo o que se pode ler e estudar sobre hibridos, o seu post é sintético)conseguiu demonstrar porque milhares de pessoas têm um desgosto, quando depois de comer uma meloa, boa de morrer por mais, juntam religiosamente as suas pevides para no ano seguinte lançarem à terra ó natureza... nada cresce, ou m«na melhor das hipóteses, cresce muita rama, muita rama e nada de fruto.... Há malvados israelitas e outros que tais, que mandam na nossa horta.... Parabéns pelo post. fico ansioso pelo post da secagem e manutenção de sementes ... Abraço. Joba http://olugarnuncapensei.blogspot.com (http://olugarnuncapensei.blogspot.com)
 
Boas!
Joba, não sei se já reparou no meu último post?... "Confessei" que cometi uma enorme barbaridade (...); eu e os híbridos, definitivamente, não somos compatíveis... 
Mas nem tudo é falso; eu volto a reafirmar tudo o que disse sobre a meloa Gália! Sem retirar um vírgula!
Sobre o post de secagem e manutenção das sementes, ainda é muito cedo. Tinha intenção de o fazer só lá para meados de Agosto...mas lá por isso, em finais de Junho ou inícios de Julho, quando as meloas estiverem mais baratas à venda no mercado, eu faço um post, e principalmente sobre a recolha das sementes de tomate, que tem "um pequeno truque de ginginha"...
Cumprimentos,
António


Olá .gostei do blog, apesar da confusao deste post lol
Comecei tb há cerca de 2 anos a fazer uma horta...mas pelo q vejo aqui, nao sei nem um terço lol.
Vou voltar paea cuscar e principalmente aprender.se quizer cuscar o meu blog onde tenho a horta os meus animais e coisas q pinto...tá á vontade.
cumprimentos aqui da camponia da margem sul.


http://pituxasilva.blogspot.com/

Sem comentários: