segunda-feira, 3 de maio de 2010

Trabalhos na horta

Bom, vamos lá então ver porque é que eu não tenho respondido aos comentários e e-mails…
Estas imagens são uma sequência de vários dias.
Aquele pedregulho que ali se vê, era como um iceberg, um pouco de rocha fora da terra e um enorme “calhau” enterrada. Também já lá se encontra à mais tempo do que eu neste mundo. Era um suporte de uma vinha que existia onde se vê o carreiro, mas que já não existe há muitos anos.
Situada dentro da estufa roubava-me espaço para dois pés de tomates. Já no ano passado tentei tira-la, mas fui vencido… e desisti… Este ano, decidi que tinha de ser mais persistente que o raio do pedregulho; meti mãos à obra e venci!
Não consegui retira-la para fora, tamanho era o peso, resolvi escavar bem fundo e enterra-la.
                             Garanto que o buraco faz mais de 1 metro de fundura e diâmetro!
                                               Enterrado o “bicho”já posso plantar os tomates.
Preparei o terreno para os tomates, em camas; e faço-o desta forma porque já percebi que alteando o terreno (as camas), as raízes são mais vigorosas e vastas, o que não acontece quando se planta “rente ao chão”, onde fica muito compacta após regar. Utilizo este sistema para tudo (melões, meloas, pepinos, melancias, alfaces, beterrabas, nabos, etc)!

No dia seguinte encontrei as camas desfeitas e cheia de presentes… Meia dúzia de gatos (uns vadios e outros de dono) resolveram fazer da estufa o seu wc…
Parece e confirma-se que as camas não são só do agrado das raízes…
Coloquei uma rede plástica (que se utiliza nas ervilhas, etc.) em redor da estufa. Saliento que a rede foi comprada no ano passado, portanto ainda nova (com um ou outro rasgão, mas pequeno); pois bem, a seita de selvagens…terroristas…vândalos… resolveu na noite seguinte fazer escalada e trapézio… Sacanas rasgaram-me a rede em mais de 10 sítios, e não eram pequenos rasgões – alguns faziam quase um metro… Mais um dia perdido…
No dia seguinte (e já não sei a quantas ando…), achei que tinha a solução… fui a uma bouça vizinha, com umas tesouras de podar e luvas de couro, tratei de cortar mato grosso, embrulhando-o num pano de 4 metros quadrados, trouxe-o para a horta e coloquei-o como as imagens documentam - pendurado e atado na rede.
Bem, era mais um dia passado, mas desta vez “esfregava as mãos” com a certeza que a contenda estava garantida… apesar das picadelas que levei do mato, e dos picos que tinha entranhado nos dedos…
No outro dia seguinte, confiava eu que era o “tal” que ia transplantar os meus tomateiros para a estufa, quando…encontro a rede de novo rasgada, buracos abertos por entre o mato, e com a “oferta” de pelos no meio do mato e a “sanita” mais preenchida e cheirosa…
A guerra estava declarada…

Novo dia nova esperança!
Conformado que tudo o que tinha tentado não daria frutos… decidi-me por algo mais radical… Fui a uma drogaria e comprei uma rede de galinheiro (ah!!!....houve aí quem pensou que ia comprar veneno, não houve?... Vontade não faltou…). Foram 16.50m x 1.50m de rede que me custaram à volta de 13€ (dinheiro que não estava previsto gastar…eles hão-de pagar…).
Portanto, agora tenho um “galinheiro de tomates”…MAS JÁ NÃO TENHO GATOS DENTRO DA ESTUFA!!!!
(Cenas da próxima novela…é já a seguir no meloal…)
Todos os buracos possíveis de entrar na estufa tapados; mais uma porta colocada num dos topos, está assim dada a partida para o início da plantação de tomates (queira DEUS…).
Refiz de novo as camas, depois de ter limpo a “sanita”… e assim iniciei a temporada na horta.
Como no ano passado, coloco 16 tomateiros por cada fila (32 no total).
Faço buracos de 25 a 30 cm de profundura, e desviados uns dos outros com 40 cm (também não dá para mais – era bom, era…).
                              Tudo preparado para colocar na estufa. Quinta-feira é o dia!
Um exemplo do estado que se encontram os tomateiros: o da esquerda é o mais vigoroso de todos (Golden Jubilée), e o da direita o mais “preguiçoso” (Bychbe Heart is Orange).
Por fim, já mais satisfeito e esperançado de um melhor novo dia, fui jantar.
O repasto foi o seguinte:
Miau-Miau a La Provance…

É uma receita do Daguestão… e precisa só de ser marinada com laranja d`Avó… e uma moeda de 1€ para apimentar…


Nota:
“Alguns” visitantes querem saber como se obtém melões picantes…pois bem… eu dou a receita…: Para ter os melões bem picantes é só despejar uma saqueta de piri-piri na raiz do meloeiro… E para obter melões (e todos os outros hortícolas) enormes basta colocar também, na raiz, uma colher de chã com fermento para bolos…Simples…
Eu costumo lhes deitar um copito de vinho do Porto…

P.S. – Desculpem não responder aos vossos comentários, mas como “podem ver”, neste momento ando num enorme stress. Tenho todos os hortícolas para colocar na horta, e da maneira que eu faço é para vários dias; e ainda tenho o post sobre sementes puras, híbridas e protecção em fase de execução (nem sequer estou a meio…).
Por isso não se espantem, se não responder ao quer que seja nas próximas 3 semanas (esta é a fase mais complicada e fatigante que tenho. Mas há mais… a altura de proteger as sementes também e desgastante).
Tenho-me deitado quase à meia-noite; dou uma vista de olhos na net e fico logo com as “pestanas em chumbo…).
Responderei mais tarde aos comentários!

Sem comentários: