quinta-feira, 6 de maio de 2010

Transplante para a Horta

Finalmente…coloquei todos os tomateiros na estufa! Já podiam estar à mais tempo na horta mas, nas circunstâncias ocorridas, já não é mal… No ano passado, foram para a terra no dia 20 e 21 de Maio (ou 21 e 22?); mas também coloquei os melões no dia 1 de Maio (e este ano ainda estou para ver quando vai ser…).
Dezasseis tomateiros de cada lado, e vinte e tal (?) espécies.
Tenho ali uns panos e uma lona a cobrir a estufa porque, desde domingo, tem estado uma ventania invernal (Nortada entre 30, 50 e 80 km hora). Onde é que anda a Primavera?...
Ah, acabei por “desfazer” um pouco as camas porque, só no final de ter tudo na horta, é que colocarei o sistema gota-a-gota. Mas neste momento já não sei se colocarei esse sistema nos tomates (???); nas cucurbitaceas é para levar em frente essa tarefa!
Nesta imagem, de um dos lados vê-se, para além dos tomateiros, um rego de cenouras.
É a primeira vez que semeio cenouras; a ver vamos o que sai daqui… Nem estrume levou…
Este continua ser o tomateiro mais vigoroso; é o Golden Jubilée.
Ainda se encontra “agarrado” a um “palito” de espetadas. Quando crescer mais um palmo já o prendo à estaca que está ao lado!
Esta imagem mostra uma cama de 5 pepinos trepadores. É uma nova espécie que cultivo este ano. Ainda tenho 3 pés de outra nova espécie, para colocar na horta (se houver espaço…).
A rede é para os gatos não esgravatarem, mas mesmo assim já houve algum terrorista que fez das suas (seta)…
Ainda tenho que montar ali uma rede para treparem, igual à das meloas (para já não tenho tempo; quando acabar o principal trato deste “negócio”).
Eis que se vê uma cama de melancias, com o plástico negro. Serve de calor e contra os gatos… A rede é exactamente para esse efeito.
Aqui pretendo colocar a rega gota-a-gota.
As imagens que se seguem, mostram passo a passo o sistema que eu pratico na sementeira de melões, meloas e melancias (melões, pepinos, tomates, beringelas e pimentos seguem o mesmo caminho, tirando o plástico e o trepar).
Primeiro devo dizer que revirei a terra da horta no mês de Janeiro. Uma segunda vez no inicio de Abril, e agora a terceira vez antes de plantar (esta vez só mesmo a parte cultivável).
Normalmente faço como se vê na imagem logo a seguir a esta, ou seja, um rego com terra de ambos os lados. Neste caso só tem terra de um dos lados, por causa daquela viga que se encontra ali.
Como não tenho nenhum jumento…sou obrigado a comprar estrume de “jerico” para adubar os melões. Paguei 2.45€ o saco, no leclerc.
Enfim…pode parecer muita coisa…mas estrume de cavalo é que não parece… Tem mais parecenças com turfa molhada do que com outra coisa… Nem cheiro tem…Estes cavalos devem comer sabonete e beber champô… resultado, fazem estrume sem cheiro…

Se alguém pensou que ia deitar todo o saco da “espécie de estrume” nestes 5.40m de cama, pois pensou mal… Eu até deitava, despreocupadamente…se o estrume não me custasse dinheiro…
Em certos lugares não sabem o que fazer com o estrume, eu aqui tenho que o adquirir…
Vou começar a deixar os gatos “pastar” na horta…
                                          Cama feita e regada para ajudar a esticar o plástico.
Cama já com o plástico negro.
Os cortes são feitos em cruz e as pontas dobradas para dentro.
Dei entre 45 e 50 cm entre cada buraco. O ideal nas meloas era 80cm!
Depois, com uma colher de trolha, retirei a terra (30cm).
Quando fotografei esta imagem, o buraco só devia ter uns 20cm, o que era pouco e por isso voltei a retirar mais terra.
Para além do estrume “da mula da cooperativa”, que já deitei no início, agora volta a levar mais, mas este é compostagem.
Esta compostagem é estrume de galinha, ervas, flores arrancadas e cortadas em pedaços, e todas as cascas de legumes mais restos de comida.
Bem remexido, tratei de apanhar de novo as minhocas, e devolve-las ao seu habitat – a compostagem.
Pode não parecer nesta imagem pequena, mas eu garanto que isto é húmus autêntico (fertilizante 5 estrelas).
Mas primeiro tratei de trucidar umas flores (neste caso é a Borragem). Depois coloco uma mãozada deste preparo em cada buraco.
O porquê é simples (digo eu…): isto ajuda a fazer estrume além disso, as cucurbitaceas adoram potássio, e estas flores (julgo eu…) são ricas nessa matéria (é um “tiro” no escuro…).
É uma ideia… eu já fiz assim no ano passado, e mal acho que não fez?...
Não tirei imagens mas, depois de colocar uma mãozada destas flores em cada buraco, de seguida coloquei uma mãozada de cinza.
Após ter colocado as flores e a cinza, agora coloco duas mãozadas de composto, como esta que se vê na imagem, em cada buraco.
Não pensem que me fico por aqui em matéria de estrume ou compostagem (mais adiante comento) …
Por fim, retiro as meloas dos vasos ou sacos negros, e coloco-as com cuidado dentro de cada buraco, cobrindo-as com terra, sem acamar com força – deixo esse trabalho para a água da rega, o que fará com que “afundem “ um pouco, mas não há crise, é só “aconchegar” com mais um pouco de terra.
Eis o resultado final: coloquei duas estacas em cada topo da cama de meloas, e uma rede plástica, mas depois levará umas cordas para suportar o peso.
As estacas são suportadas por duas âncoras tubo de enterrar (ver aqui).
Este ano faço as meloas treparem. Ganho espaço e ajuda a retirá-las do chão, onde são mais susceptíveis ás doenças (oídio).
Ah, esta cama contem 11 pés de meloas, de 3 espécies.
Finalmente, a minha “arma secreta”…
Para colmatar o pouco estrume que tenho (e foi dado por uma vizinha, que tem uma capoeira de galinhas), tive de procurar outro meio para adubar a terra, sem utilizar adubo químico (esse adubo, o azul, SÓ UTILIZO nas batatas, que são sempre semeadas debaixo das árvores de fruto), descortinei este sistema, muito simples e extremamente eficaz.
A ver: um balde (quanto maior melhor), duas manadas de compostagem (no caso deste balde), uma de estrume de camelo… e sempre que houver água de cozer bacalhau, carne (etc) também coloco aqui dentro (a gordura dos estrugidos vai para a compostagem, não a coloco aqui); encher o balde de água e no dia seguinte já posso regar. Está feito!...
Falta dizer que não rego assim directamente. Filtro isto com a rede mosquiteira que se vê no canto inferior esquerdo, e deito uma só cafeteira (1L), a que está no canto superior direito, dentro de um regador normal/tradicional (10 ou 12 L?), e por fim é só enchê-lo de água.
Atenção, nesta fase não aconselho abusar: uma vez disto e na seguinte água simples. Eu só costumo “abusar” na fase da floração, e principalmente do crescimento dos frutos!
Sempre que esvazio esta compostagem líquida, torno a colocar mais um pouco de estrume e compostagem no balde, e de novo encho de água.
Notas:
O post sobre sementes puras e híbridas, mais protecção de sementes, talvez só esteja pronto dentro de semana e meia????  Se fosse só imagens ainda se arranjava com rapidez, agora os comentários é que me estão a consumir a paciência...

Segue-se a estufa/tunel dos melões; na próxima semana (se tudo correr bem...) insiro as imagens e comentários!
publicado por António às 13:12
1 comentário:


Olá António. Até fiquei cansado só de ler, mas parabéns, de certeza que este ano vai haver meloas , melancias e tomates à grande. Vamos falando . Abraço. Joba

Sem comentários: