quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tudo na Horta

Finalmente, aleluia, sexta-feira passada terminei os transplantes para a horta.
Vai levar mais algumas coisas (beterraba, nabo e potimarron), mas como só foram semeadas recentemente, só “conhecerão a horta” daqui por 2 a 3 semanas.

Em primeiro plano está uma “rede”, por onde crescerão 5 pés de pepinos da Índia (o nome só no final…). É uma espécie trepadora, não podem crescer no chão.
De seguida vê-se o túnel/estufa dos melões, com 16 pés. Estão desviados entre si 52cm; devia ser no mínimo o dobro…
Ao fundo está a estufa dos tomates.
Dos 16 pés de melões, estão repartidos por 8 espécies: um persa, um alemão, dois franceses, 3 americanos e um ucraniano. Não era para ser assim mas, algumas espécies não germinaram com “generosidade”: Prescott Found Blanc, Banana e Eel River Crane (só tenho um pé de cada uma destas espécies). Por outro lado, tenho um francês (4 pés), um americano (3 pés) e um alemão (2 pés) com um vigor que dá gosto de ver!
Ali ao fundo é outra “rede” trepadora (são 3 no total”) que leva mais 3 pés de um pepino trepador (este é da China), e 4 meloas (duas fiz enxerto).
Aquele sítio é o mais solarengo da horta; é Sol até ao final do dia.
A figueira foi muito mal podada por mim, em Novembro, e como já não vai a tempo de se comer figos este ano (Agosto), não vou deixar crescer os ramos nem as folhas. Fica para o ano…

Notas:
Já capei os melões que tinha a capar. A ver se ainda durante esta semana faço um post com as imagens!
Também fiz dois enxertos em duas meloas (e foi o José S. que me lembrou…); era para fazer em muitas mais, e até em melões, mas esqueci-me completamente de semear os porta enxerto. Estas duas foram feitas no Potimarron…era o que havia à mão…
Para já estão-se a portar muito bem. Já cortei hoje as ponteiras do potimarron, e daqui a 5 dias corto os pés das meloas!

Já inseri os links no final do último post (protecção de sementes), para quem estiver interessado…

Repararam que o vídeo, do segundo post sobre o silêncio das abelhas foi retirado do you tube?!? Anda muita gente incomodada…
publicado por António às 19:33


atenção agricultores(melões,pepinos e afins polinizam-se e,nunca se sabe o que vai sair a seguir)

Está muito bem a horta.
Também gostei da história das sementes puras e ibridas e percebi porque é que a minha mãe todos os anos comprava semente nova de batata,  guardava o produto desta para o ano seguinte voltar a semear e aí sim era para o consumo. Ao segundo ano já semeva poucas dizia " já não dá batatas como no ano passado"
Estou coriosa se, por ex: com as favas  se passará a mesma coisa. As sementes do ano passado que semeei este ano produziram muito bem agora vou ver como vai ser com as deste ano.
até sempre
Eugenia


Olá Eugénia,
Não sei se reparou no post que eu fiz logo de seguida a esse que você fala, aquele que têm um título "incompreensível"... Lá eu digo que "fiz mal as contas", ou seja, que quando uma semente pura passa a híbrida, o F1 não vêm logo de seguida, esse F1 só acontece mais tarde, quando não sei (?); é assunto para pesquisar no Inverno.
Sobre as favas:  pois serão híbridáveis com outras espécies de favas, se as houver nas redondezas da sua horta!
Mas há espécies que são menos híbridáveis do que outras. Por exemplo, os tomates são pouco...e as cucurbitáceas são-no enormemente. Já as favas não sei qual a "percentagem" de risco de hibridação?...
Cumprimentos,
António

Sem comentários: